sicnot

Perfil

País

Almaraz poderá ser a próxima se Madrid renovar licença de Garoña

O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha deu esta quarta-feira parecer positivo à reabertura da Central Nuclear de Garoña, em Burgos, cuja atividade estava suspensa desde 2012 por questões de segurança. O parecer do CSN é visto como a abertura de um precedente histórico para que uma central nuclear continue a funcionar além dos 40 anos de exploração.

Última atualização 9/2/2017, às 11:25

Almaraz poderá ser a próxima, se Madrid renovar a licença de Garoña após parecer positivo do Conselho de Segurança Nuclear

O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha deu esta quarta-feira um parecer positivo condicionado à reabertura da Central Nuclear de Santa Maria de Garoña, em Burgos, cuja atividade estava suspensa desde 2012 por questões de segurança.

O parecer do CSN é visto como a abertura de um precedente histórico para que uma central nuclear continue a funcionar para além dos 40 anos de exploração. Todos os grupos parlamentares da oposição já se manifestaram contra a reabertura. Tal como a Greenpeace que exige que o ministro da energia "jogue limpo" e não amplie a vida das centrais nucleares espanholas sem participação democrática e um amplo debate público.

O pedido para a reabertura da central foi entregue em 2015 pelas duas principais acionistas, a Endesa e a Iberdrola.

A decisão final será do Governo espanhol e, se for positiva, poderá abrir caminho para o prolongamento de vida da central nuclear de Almaraz, propriedade da Iberdrola, Endesa e Gas Natural Fenosa, na província de Cáceres, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com Portugal.

Em Almaraz quem trabalha na central nuclear recebeu a notícia do parecer positivo do CSN em relação a Garoña com satisfação e espera que o Ministério da Energia espanhol decida favoravelmente agora e no futuro, quando as acionistas da central de Almaraz solicitarem o prolongamento da licença após 2020.

As empresas poderão solicitar esse prolongamento a partir de junho de 2017 e já manifestaram interesse em fazê-lo.


Carla Castelo - Jornalista SIC
Em Almaraz

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.