sicnot

Perfil

País

Movimento Algarve Livre de Petróleo contra autorização de furo em Aljezur

LU\303\215S FORRA

O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) manifestou-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal de Loulé contra a autorização do Governo para a prospeção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur.

"Estamos indignados com o facto de o Governo de António Costa ter aprovado a exploração de petróleo a sul do país, ao largo de Aljezur, no mar", explicou o porta-voz do MALP, João Martins, que descreveu o processo de consulta pública sobre aquele furo de prospeção como "um verdadeiro embuste".

João Martins disse que a decisão do Governo é incompreensível quando a consulta pública teve mais de 40 mil objeções, quatro participações positivas e todas as forças políticas e cívicas da região se têm pronunciado contra a exploração e prospeção de hidrocarbonetos na região, tanto em terra como no mar.

Este é também o motivo pelo qual o MALP exige a demissão do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

"Achamos mal que o ministro do Ambiente ache normal que se avance com a prospeção em território português", comentou João Martins.

A iniciativa decorreu frente àquela autarquia algarvia para tentar obter uma reação sobre a autorização do Governo por parte do presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo (PS), que também é presidente da comissão permanente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

O protesto contou com a participação de pouco mais de uma dezena de pessoas.O MALP lançou ainda o apelo à participação no protesto marcado para 23 de fevereiro, frente à Assembleia da República, dia em que a questão da prospeção e exploração do petróleo vai ser discutida.

O movimento está ainda a preparar um protesto para 18 de março, frente à Escola de Hotelaria, em Faro, onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar no primeiro congresso da associação empresarial Algfuturo.

Lusa

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.