sicnot

Perfil

País

IPMA eleva para aviso laranja sete distritos da costa norte devido às ondas

ANTÓNIO ARAÚJO

Os avisos meteorológicos para o litoral dos sete distritos a norte de Lisboa, incluído, foram elevados para laranja, devido à previsão do agravamento do estado do mar, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja desde as 08:00 desta sexta-feira e até 23:59, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA justifica a decisão com a previsão de ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os nove a dez metros de altura máxima.

A Região Autónoma da Madeira também está esta sexta-feira em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira).

Para sábado, a agitação marítima esperada levou o IPMA a elevar para aviso laranja em Porto Santo e na região da costa norte da ilha da Madeiro, devido à previsão de ondas com altura significativa que podem chegar a atingir os 10 a 12 metros de altura máxima.

A agitação marítima obrigou também a fechar esta sexta-feira sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.O IPMA prevê para esta sexta-feira uma descida da temperatura máxima.

Lusa

  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33
  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01