sicnot

Perfil

País

Marcelo felicitou o novo Presidente alemão e convidou-o a visitar Portugal

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este domingo o alemão Frank-Walter Steinmeier pela sua eleição como Presidente da República Federal da Alemanha, convidando-o a visitar Portugal para "estreitar" os laços que unem os dois países.

"O Presidente da República endereçou a Frank-Walter Steinmeier calorosas felicitações por motivo da sua eleição como Presidente da República Federal da Alemanha", lê-se numa mensagem publicada hoje do 'site' da Presidência da República Portuguesa.

O social-democrata Frank-Walter Steinmeier foi hoje eleito presidente alemão pelos membros do parlamento, em substituição de Joachim Gauck, antigo pastor dissidente da Alemanha de Leste. O antigo chefe da diplomacia alemã até final de janeiro foi eleito por 931 votos, num total de 1.239 grandes eleitores, na Assembleia Federal.

Na mensagem enviada a Frank-Walter Steinmeier, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha "as excelentes relações bilaterais existentes entre Portugal e a Alemanha, países que partilham o mesmo destino europeu e a mesma visão de uma União Europeia como espaço de paz, estabilidade, segurança e prosperidade".

Marcelo Rebelo de Sousa aproveita para convidar o hoje eleito Presidente alemão a visitar Portugal "com o objetivo de estreitar ainda mais os sólidos laços de amizade e respeito que unem a Alemanha a Portugal".

Steinmeier, de 61 anos, vai assumir a presidência, um cargo sobretudo com funções representativas, a 18 de março.

Tido como "anti-Trump", Steinmeier surge nas sondagens alemãs como um político popular e na aceitação do mandato de cinco anos comprometeu-se em promover o diálogo e a democracia nestes "tempos tempestivos" e quando muitos cidadãos receiam que o mundo "se desfaça".

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01