sicnot

Perfil

País

Responsáveis pela Central de Almaraz cancelam visita da Ordem dos Engenheiros

A Ordem dos Engenheiros denunciou esta terça-feira que a entidade gestora da Central nuclear de Almaraz cancelou a visita da comitiva portuguesa ao local, agendada para esta terça-feira, sem apresentar quaisquer razões.

De acordo com a Ordem dos Engenheiros, esta visita estava há muito agendada para hoje. A notícia do cancelamento foi recebida com total surpresa já durante a viagem para Espanha.

Tratava-se de uma visita de natureza técnica, com o objetivo de recolher informações sobre a operação da Central e sobre a intenção de construção de um depósito de resíduos nucleares.

A Ordem dos Engenheiros já considerou que a situação foi um mau exemplo do que deve ser o relacionamento, no campo técnico, entre dois países vizinhos.

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.