sicnot

Perfil

País

Marcelo regressa ao liceu

Marcelo regressa ao liceu

Para assinalar o primeiro ano de Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa deu uma aula na Escola Secundária Pedro Nunes em Lisboa. Foi a escola onde o Presidente da República andou e onde recordou os tempos de aluno. 

  • Os vetos do Presidente no primeiro ano de mandato
    2:37

    País

    Em 365 dias de mandato como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa usou o poder de veto apenas 3 vezes. Os diplomas sobre barrigas de aluguer, transportes e sigilo bancário levantaram dúvidas ao Chefe de Estado que aproveitou algumas das promulgações para deixar recados ao Governo e ao parlamento.

  • 1 ano de "afetos e proximidade" com Marcelo em Belém
    3:08

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa completa hoje, 9 de março, o primeiro ano de mandato como Presidente da República. O professor foi eleito à primeira volta, aos 67 anos, com 52% dos votos, e revolucionou a forma de estar em Belém ao cultivar uma relação de proximidade com os eleitores. "Afetos, proximidade, simplicidade e estabilidade" foram os princípios que definiu para Belém. Uma possível recandidatura só será decidida em 2020.

  • António Costa felicita Marcelo
    0:42

    País

    O primeiro-ministro fala de um ano exemplar de cooperação entre os órgãos de soberania. Em Bruxelas, António Costa felicitou Marcelo Rebelo de Sousa, assinalando o contributo que deu ao longo do primeiro ano de mandato para a paz social no país.

  • Marcelo "foi deselegante a todos os níveis"
    0:43

    País

    O líder parlamentar do PSD acusa o Presidente da República de ter tido uma reação infeliz e deselegante quando discordou da presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, quando defendeu que o défice de 2016 era "quase um milagre". Luís Montenegro diz que a resposta de Marcelo foi desadequada, mas lembra que esse não tem sido o padrão do Presidente.

  • Marcelo recorda os tempos de liceu
    1:29

    País

    O Presidente da República assinala o dia em que completa o primeiro ano em Belém com uma aula no Liceu Pedro Nunes, que frequentou entre os 10 e os 17 anos. Marcelo Rebelo de Sousa recordou a vida académica naquela escola e confessou que houve um ano em que não teve vontade de estudar e em que se dedicou à vida mais social.

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.