sicnot

Perfil

País

Prisão preventiva para suspeito de raptor de menor de Ponte de Lima

Um juiz de instrução criminal decretou hoje prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, para o homem detido na zona de Aveiro por alegado envolvimento no desaparecimento de uma menor de 13 anos Ponte de Lima.

O suspeito de 24 anos foi hoje apresente no Tribunal de Viana do Castelo, para primeiro interrogatório judicial que se prolongou durante quase cinco horas.

No final o oficial de justiça, Delfim Parente anunciou a decisão decretada pelo juiz, não revelando os crimes por que saiu acusado por o caso estar em segredo de justiça.

Questionado pelos jornalistas, o funcionário judicial também não revelou o estabelecimento prisional para onde o homem foi conduzido o homem.
A advogada oficiosa do suspeito, Isabel Guimarães apenas adiantou que o arguido não prestou declarações ao juiz.

O suspeito chegou ao tribunal de Viana do Castelo cerca das 10:10, numa viatura da Polícia Judiciária (PJ) de Braga que o reconduziu, pouco antes das 15:00, ao estabelecimento prisional onde irá aguardar o desenrolar do processo.


A detenção foi anunciada na sexta-feira pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ). O homem foi detido numa residência onde também se encontrava a menor.
Encontra-se indiciado pela prática de um crime de rapto agravado.
Na sexta-feira, o diretor da PJ de Braga afirmou que o homem tem o perfil de "predador sexual" através da internet.


"Tem um perfil típico de um predador sexual através da internet e das redes sociais", disse à Lusa Gil Carvalho, diretor da Polícia Judiciária de Braga onde o suspeito se encontra detido.
"Mas podem estar em causa mais crimes", admitiu Gil Carvalho.


Segundo este responsável da PJ, o detido está já "identificado em meia dúzia" de outras situações análogas, "mas é muito provável que muitas outras possam ser identificadas".
Gil Carvalho deixou o apelo aos pais e encarregados de educação para que estejam "muito atentos" à navegação dos filhos na Internet, aos ?sites' que eles acedem e às pessoas com quem comunicam nas redes sociais.


A adolescente de 13 anos, residente na freguesia de Beiral do Lima, terá apanhado o autocarro dos transportes escolares na manhã de 03 de março, para ir para as aulas, mas não se apresentou na escola.


O alerta às autoridades foi dado cerca das 20:00 desse dia, pelos pais da menor.
As buscas para encontrar a adolescente de 13 anos foram alargadas a Aveiro, distrito que foi identificado através do pedido de localização celular efetuado pela GNR de Viana do Castelo.

No dia do seu desaparecimento, a menor terá apanhado um autocarro com destino a Braga.

Lusa

  • "O arguido ficou em prisão preventiva"
    0:27

    New Articles

    A advogada oficiosa de Manuel Fernandes, suspeito de rapto da menor de Ponte de Lima, foi parca em explicações. Confirmou as medidas de coação aplicadas pelo juiz de Viana do Castelo, ou seja, o homem de 24 anos vai ficar em prisão preventiva.

  • O dia em que Marcelo apitou um jogo de futebol

    País

    Habituado a ajuizar os momentos de tensão entre Governo e oposição, Marcelo Rebelo de Sousa foi esta quarta-feira árbitro, literalmente. Tudo aconteceu num jogo de futebol entre crianças, durante a visita do Presidente da República a São Tomé e Príncipe.

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Débito direto: não deixe que lhe tirem centenas de euros da conta
    7:11
  • Mais de 300 mortos em bombardeamentos de Bashar a Ghouta
    3:08

    Mundo

    Nos últimos três dias morreram mais de 300 civis, incluindo crianças, em Ghouta Oriental, na Síria. Alemanha e França exigem uma trégua imediata para que sejam retirados os civis, e António Guterres pede um cessar fogo de um mês. Alertamos para a violência de algumas imagens.

  • Imprensa espanhola considera Rúben Semedo a pior contratação de sempre do Villarreal
    3:35

    Desporto

    Rúben Semedo vai esta quinta-feira ser ouvido por um juiz de instrução, que vai ditar as medidas de coação no caso em que o jogador é suspeito de roubo, agressões e posse ilegal de arma. O defesa português do Villarreal passa mais uma noite nas instalações da Guardia Civil, em Valência. Alguns media espanhóis chamam-lhe agora a pior contratação de sempre da história do clube.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Novos protestos na Florida contra a lei das armas
    2:12
  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.