sicnot

Perfil

País

Prisão preventiva para suspeito de raptor de menor de Ponte de Lima

Um juiz de instrução criminal decretou hoje prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, para o homem detido na zona de Aveiro por alegado envolvimento no desaparecimento de uma menor de 13 anos Ponte de Lima.

O suspeito de 24 anos foi hoje apresente no Tribunal de Viana do Castelo, para primeiro interrogatório judicial que se prolongou durante quase cinco horas.

No final o oficial de justiça, Delfim Parente anunciou a decisão decretada pelo juiz, não revelando os crimes por que saiu acusado por o caso estar em segredo de justiça.

Questionado pelos jornalistas, o funcionário judicial também não revelou o estabelecimento prisional para onde o homem foi conduzido o homem.
A advogada oficiosa do suspeito, Isabel Guimarães apenas adiantou que o arguido não prestou declarações ao juiz.

O suspeito chegou ao tribunal de Viana do Castelo cerca das 10:10, numa viatura da Polícia Judiciária (PJ) de Braga que o reconduziu, pouco antes das 15:00, ao estabelecimento prisional onde irá aguardar o desenrolar do processo.


A detenção foi anunciada na sexta-feira pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ). O homem foi detido numa residência onde também se encontrava a menor.
Encontra-se indiciado pela prática de um crime de rapto agravado.
Na sexta-feira, o diretor da PJ de Braga afirmou que o homem tem o perfil de "predador sexual" através da internet.


"Tem um perfil típico de um predador sexual através da internet e das redes sociais", disse à Lusa Gil Carvalho, diretor da Polícia Judiciária de Braga onde o suspeito se encontra detido.
"Mas podem estar em causa mais crimes", admitiu Gil Carvalho.


Segundo este responsável da PJ, o detido está já "identificado em meia dúzia" de outras situações análogas, "mas é muito provável que muitas outras possam ser identificadas".
Gil Carvalho deixou o apelo aos pais e encarregados de educação para que estejam "muito atentos" à navegação dos filhos na Internet, aos ?sites' que eles acedem e às pessoas com quem comunicam nas redes sociais.


A adolescente de 13 anos, residente na freguesia de Beiral do Lima, terá apanhado o autocarro dos transportes escolares na manhã de 03 de março, para ir para as aulas, mas não se apresentou na escola.


O alerta às autoridades foi dado cerca das 20:00 desse dia, pelos pais da menor.
As buscas para encontrar a adolescente de 13 anos foram alargadas a Aveiro, distrito que foi identificado através do pedido de localização celular efetuado pela GNR de Viana do Castelo.

No dia do seu desaparecimento, a menor terá apanhado um autocarro com destino a Braga.

Lusa

  • "O arguido ficou em prisão preventiva"
    0:27

    New Articles

    A advogada oficiosa de Manuel Fernandes, suspeito de rapto da menor de Ponte de Lima, foi parca em explicações. Confirmou as medidas de coação aplicadas pelo juiz de Viana do Castelo, ou seja, o homem de 24 anos vai ficar em prisão preventiva.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15