sicnot

Perfil

País

Marcelo vai a três ilhas de Cabo Verde e faz visita inédita ao Senegal em abril

O Presidente da República vai visitar três ilhas de Cabo Verde, de 8 a 12 de abril, seguindo depois para uma visita de Estado inédita ao Senegal, entre 12 e 13 do mesmo mês.

Estas duas visitas de Estado foram aprovadas pela Assembleia da República no início deste mês.Segundo uma nota hoje divulgada pela Presidência da República, a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde realiza-se a convite do seu homólogo, Jorge Carlos Fonseca, e "tem lugar precisamente sete anos depois da última visita de Estado a este país", devendo o chefe de Estado "visitar as ilhas de Santiago, São Vicente e Fogo".

"Trata-se de uma visita com uma forte componente político-diplomática", em que será "dado particular relevo às componentes educativa e da investigação académica, áreas em que os dois países têm apostado fortemente no âmbito do seu relacionamento bilateral", e também estarão na agenda "as vertentes económica e de cooperação na área da defesa".

Quanto ao Senegal, a nota hoje divulgada refere que "a visita de Estado a convite do Presidente Macky Sall é considerada uma visita histórica, uma vez que se trata da primeira deslocação de um Presidente da República portuguesa àquele país da costa ocidental africana".

No mesmo comunicado, lê-se que "O Presidente da República visitará Dakar e a ilha de Gorée, local onde os portugueses chegaram no século XV, pretendendo simbolizar a relação histórica entre os dois países, mas também o potencial de crescimento existente em diversos domínios, começando desde logo pelo ensino da língua e cultura portuguesas".

A Presidência da República salienta que "no Senegal existem 46 mil alunos de português" e adianta que "os domínios político-institucional, cultural e económico farão igualmente parte do intenso programa desta visita de Estado".Desde que tomou posse, em março do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa realizou três visitas de Estado, a Moçambique, à Suíça e a Cuba.

Na agenda deste ano, estão também previstas visitas de Estado à Croácia e ao Luxemburgo, em maio.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC