sicnot

Perfil

País

Potenciais alvos de terrorismo em Portugal sem planos de segurança

Em Portugal existem 30 pontos críticos, potenciais alvos de terrorismo ou catástrofe, que ainda não têm plano de segurança aprovado.

De acordo com o Diário de Notícias, há 10 anos que estão identificados pelas autoridades perto de uma centena e meia de locais mas o processo tem sido lento.

O presidente do Observatório de Segurança diz que em caso de ataque é preciso estarmos preparados para reagir e não em fase de avaliação ou planeamento.

Exemplos de pontos críticos são aeroportos, barragens ou bases aéreas, infraestruturas que, se forem inutilizadas, têm consequências graves para a sociedade.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.