Preço dos imóveis no centro histórico de Lisboa subiu 10% no 2º semestre de 2016
20.03.2017 19h50
O preço dos imóveis no centro histórico de Lisboa aumentou 10% no segundo semestre de 2016 face ao semestre anterior, "continuando o percurso de clara valorização registado ao longo do ano", segundo o índice da Confidencial Imobiliário.
"No total do ano 2016, o preço dos imóveis subiu 19% quando comparado com o ano anterior", revelou a Confidencial Imobiliário, com base nos dados do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL), que integra as freguesias lisboetas da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente.
De acordo com dados do índice, no primeiro semestre de 2016, o preço dos imóveis no centro histórico de Lisboa subiu 8%."Esta tendência crescente verifica-se já há cinco semestres sem interrupção, resultando numa subida de 46% nos preços nos últimos dois anos (no acumulado entre o segundo semestre de 2014 e o segundo semestre de 2016)", apurou a Confidencial Imobiliário.
Segundo o índice IPCHL, o centro histórico lisboeta tem valorizado "a um ritmo mais elevado que a totalidade da cidade de Lisboa", que nos dois últimos anos apresentou uma valorização acumulada de 36% nos preços do imobiliário. Em 2016, foram transacionados 2.267 imóveis no centro histórico de Lisboa, "num volume de investimento ligeiramente acima dos 700 milhões de euros", indicou a Confidencial Imobiliário, esclarecendo que o volume de investimento apurado inclui a venda quer de prédios quer de frações, reabilitados ou por reabilitar, nas áreas de habitação, retalho e serviços.
Para o diretor da Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, "a valorização mais forte observada no centro histórico deve-se, em parte, à forte procura por investimento nesta zona da cidade, onde se denota um robusto crescimento de projetos com usos turístico e de comércio e um crescente pendor de procura internacional".
A Confidencial Imobiliário é uma empresa independente, especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado imobiliário, detendo índices e bases de dados sobre investimento e sobre os mercados de compra e venda e de arrendamento de fogos, com detalhe à freguesia.
Lusa
Relacionados
-
Valorização dos preços das casas desacelera no final de 2016
O preço das casas em Portugal Continental subiu no final de 2016, ao registar-se uma valorização homóloga de 5,6% em dezembro, segundo o índice de preços residenciais da Confidencial Imobiliário.
- 3:18
Governo quer que avaliação fiscal dos imóveis seja feita pelas autarquias
A proposta do Governo para a descentralização não conta com o apoio da esquerda parlamentar e esbarra também na rejeição das próprias autarquias em relação à transferência de competências em alguns setores. Uma das medidas mais polémicas é a que prevê que os municípios passem a fazer a avaliação fiscal dos imóveis.
-
IMI nas mãos das autarquias
A avaliação do valor patrimonial dos imóveis deverá passar a ser competência das câmaras municipais. É uma das medidas previstas no diploma que põe em marcha a descentralização e que o Governo enviou esta quarta-feira para o parlamento.
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27