País

Costa promete celebrar saída de Dijsselbloem com vinho de Cantanhede

PAULO CUNHA

O primeiro-ministro português, António Costa, recebeu esta quarta-feira, em Cantanhede, uma garrafa de vinho de produção local e prometeu guardá-la para brindar à mudança do presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem.

No final da sessão de inauguração de um novo edifício no Biocant Park - Parque Tecnológico de Cantanhede, o autarca João Moura ofereceu a António Costa uma garrafa de vinho comemorativa dos 500 anos do foral daquele município do distrito de Coimbra.

"Prometo guardar este vinho para brindar à mudança de presidente do Eurogrupo", respondeu António Costa à oferta do presidente da Câmara.

Na ocasião, o primeiro-ministro disse que se há 20 anos em Portugal era fácil saber quais eram os vinhos bons, "porque eram poucos, mas era muito fácil encontrar vinhos maus", atualmente não é assim e é difícil encontrar maus vinhos.

Costa elogiou a associação da produção ao conhecimento e à investigação que se faz no setor.

"Hoje, é impossível saber quais são os vinhos bons, porque são tantos que nem apontando numa agenda é possível estarmos atualizados com os bons vinhos", referiu.

Para António Costa, o que mudou foi o conhecimento que passou a ser incorporado na produção vitivinícola em Portugal e foi "essencial para melhorar a qualidade e o valor" dos produtos tradicionais portugueses.

"E é por isso que o nosso vinho hoje é não só melhor, como tem mais valor e é mais competitivo. E é um excelente exemplo de como investir no conhecimento é também investir num bom vinho", declarou o governante.

Lusa

  • Sabe que pode estar a pagar 100€ a mais na fatura do gás?
    2:29

    Economia

    A maior parte das empresas fornecedoras de gás continua a cobrar aos clientes a taxa de ocupação do subsolo ao clientes, apesar da lei dizer que deve ser paga pelas empresas desde janeiro de 2017. Cada Câmara Municipal cobra o que entende e há autarquias que não cobram nada. Em alguns casos podemos estar a falar de mais de 8 euros por mês, ou seja, mais de 100 euros por ano.

  • Jorge Jesus já pode falar sobre o Sporting
    2:27

    Desporto

    No Sporting, Battaglia e Bas Dost podem estar de regresso ao clube de Alvalade, depois de terem rescindido contrato. Outra das notícias do dia é o fim da cláusula de confidencialidade que não permitia a Jorge Jesus falar sobre o tempo passado no clube.

  • As técnicas e o currículo polémico do Dr. Bumbum
    2:10

    Mundo

    Uma mulher morreu após uma operação aos glúteos, feita na casa de um cirurgião plástico conhecido no Brasil por Dr. Bumbum. Depois de quatro dias em fuga, o homem entregou-se às autoridades. O médico operava as mulheres em casa e no currículo tem um curso que não acabou e pós-graduações que não são reconhecidas.

  • "A bebedeira passa, o resto não!"
    2:48
  • "Não tenho casa, não tenho família, não sei para onde ir"
    0:15