sicnot

Perfil

País

ASAE fiscaliza "gato por lebre" em Fátima

Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que no âmbito da operação Centenário das Aparições foram fiscalizados 550 operadores económicos no país, tendo sido levantados 125 processos de contraordenação e seis processos-crime

Em declarações aos jornalistas, em Fátima, distrito de Santarém, onde peregrina o Papa Francisco a 12 e 13 de maio, o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, adiantou que foi ainda suspensa a atividade em nove estabelecimentos.

Quatro desses estabelecimentos estão sediados em Fátima, três na zona de Aveiro, um no norte e outro na região de Lisboa.

À margem de ações de fiscalizações que decorrem durante todo o dia de hoje na cidade de Fátima e arredores, Pedro Portugal Gaspar referiu que a operação "Centenário" começou a ser desenvolvida no final de dezembro "com o objetivo de muito atempadamente tomar as medidas necessárias com vista a assegurar a prevenção e o despiste em termos de atuação" desta autoridade.

O inspetor-geral da ASAE afirmou que as ações de fiscalização foram "não só centradas em Fátima", como também nos percursos "dos peregrinos ao longo do país", salientando que foi desencadeada "atempadamente" para que os operadores económicos pudessem tomar as "correções necessárias" no caso de este órgão de polícia criminal detetar inconformidades.

Segundo Pedro Portugal Gaspar, a ação da ASAE incidiu na segurança alimentar e prestação de serviços económicos, adiantando que os estabelecimentos cuja suspensão da atividade foi determinada pelos inspetores deveu-se "a falta de condições de higiene".

"A suspensão verifica-se em situações limite e onde há um juízo de proporcionalidade que justifica" essa determinação "até ser feita a correção", explicou, precisando que depois o operador tem de pedir uma reinspeção para a eventual reabertura do espaço.

O inspetor-geral acrescentou que nos processos-crime a "fraude sobre mercadorias" é a que tem maior incidência, precisando que se trata, em linguagem popular, de "vender gato por lebre".

Sobre a peregrinação de 12 e 13 de maio, quando passam cem anos sobre os acontecimentos de 1917 na Cova da Iria, o responsável referiu que o "aspeto central" da preocupação da ASAE é a "segurança alimentar" e de "assegurar que os estabelecimentos que fornecem as refeições estejam em condições".

"A questão económica de poder haver transação de alguns bens não obedecendo a certas regras, também tem merecido a nossa atenção e há situações - que também detetámos - de alguma contrafação de artigos religiosos que pode ter alguma evidência", admitiu.

A ASAE tem hoje uma equipa de cerca de 20 inspetores empenhados na operação "Centenário", estando a desenvolver diversas ações de fiscalização em estabelecimentos de restauração e alojamento.

O Papa Francisco será o quarto Papa a visitar Fátima e vai presidir ao Centenário das Aparições na Cova da Iria.

Os Papas que já estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa


  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.