sicnot

Perfil

País

"Angola, um país rico com 20 milhões de pobres" vence Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro

Vítimas de um despejo coercivo, o professor Francisco Chacola, a mulher - grávida de 6 meses - e os 2 filhos bebés foram atirados para a mata pelas autoridades angolanas. Durante semanas, dormiram ao relento com outras 3 mil famílias - desprotegidos do frio, dos perigos da mata e das chuvas de março.

A Grande Reportagem da SIC "Angola, um país rico com 20 milhões de pobres" venceu o Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro 2016.

O trabalho é da jornalista Susana André, com imagem de Carlos Morais, edição de imagem de Tiago Martins e grafismo de Marta Coelho. Foi o vencedor do prémio atribuído pela Impresa, que anualmente distingue os melhores trabalhos de reportagem do grupo.

Houve duas menções honrosas para o programa "E se fosse consigo?" apresentado por Conceição Lino e o trabalho "Em nome do pai", da jornalista do Expresso Luciana Leiderfarb.

  • Angola, um país rico com 20 milhões de pobres
    44:31

    Grande Reportagem SIC

    Na última década, registou um dos maiores crescimentos económicos do mundo mas manteve-se líder nos índices de mortalidade infantil. Uma semana depois de se assinalarem os 41 anos da independência de Angola, a Grande Reportagem SIC mostra-lhe um país que tem um dos maiores consumos de champanhe per capita e onde 70% da população vive com menos de dois dólares por dia.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.