sicnot

Perfil

País

Enfermeiros iniciam a 10 de maio greve de zelo por tempo indeterminado

© Ueslei Marcelino / Reuters

Os enfermeiros associados da Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros (Fense) começam na próxima quarta-feira uma greve de zelo por tempo indeterminado, durante a qual se recusam a "andar a correr" para cumprir as suas tarefas.

A informação foi avançada à agência Lusa por José Azevedo, presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE) que, conjuntamente com o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) formam a FENSE.

Esta greve de zelo visa protestar contra a falta de diálogo do Ministério da Saúde com estas estruturas sindicais que acusam a tutela de não dar seguimento às suas reivindicações, nomeadamente em matéria de horários de trabalho, categorias e vencimentos.

Estes profissionais estão contra a existência de enfermeiros que, trabalhando o mesmo, têm vencimentos diferentes, e contra a inexistência de categorias na carreira. A greve de zelo consiste no exercício das funções, mas sem pressa para assegurar mais assistência a mais doentes.

"Na prática, só acabaremos de cuidar de um doente quando este tiver recebido todos os cuidados, independentemente do tempo que demorar. Não vamos andar a correr", explicou José Azevedo.

Este enfermeiro acredita que esta atitude dos profissionais que aderirem ao protesto irá ter repercussões no atendimento em ambulatório e nos blocos cirúrgicos. Segundo José Azevedo, os dois sindicatos que compõem a Fense têm 15 mil associados.

Lusa

  • Falta de enfermeiros no hospital de Matosinhos
    1:50

    País

    O hospital de Matosinhos vai encerrar camas em duas especialidades por falta de enfermeiros. A direcção da unidade hospitalar admite uma falha pontual de profissionais mas assegura que os doentes vão ser distribuídos por outras alas de internamento.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.