sicnot

Perfil

País

Rede de segurança interna e SIRESP a funcionar normalmente

O Ministério da Administração Interna (MAI) garantiu hoje que a rede nacional de segurança interna e o sistema de comunicações SIRESP está a funcionar normalmente, apesar do vírus que está a circular na internet.

Fonte oficial do MAI disse à agência Lusa que, para já, não há qualquer tipo de interferência na rede nacional de segurança interna e no Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal (SIRESP), através do qual são também asseguradas as comunicações em Fátima, que hoje recebe o papa Francisco.

Contactado pela Lusa, o Santuário de Fátima afirmou que não vai tomar qualquer medida especial.

A Portugal Telecom alertou hoje os seus clientes de que há um vírus perigoso a circular na Internet, pedindo aos utilizadores que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico.

De acordo com a informação obtida pela Lusa, para já ainda não é conhecida a origem do ciberataque.

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi já hoje obrigada a desligar os computadores da sua sede central em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos.

O papa vai estar hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Lusa

  • Portugal Telecom alvo de ataque informático

    País

    A Portugal Telecom foi alvo de um ataque informático. A Telefónica espanhola também está a ser atacada por piratas informáticos. Também no Reino Unido há notícia de ataques ao sistema informático do Sistema Nacional de Saúde (NHS).

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC