sicnot

Perfil

País

Lince-ibérico morre atropelado em Mértola

Lince-ibérico Mistral criado em cativeiro e libertado em Mértola em 2016

NUNO VEIGA

De acordo com o comunicado do Instituto e Conservação da Natureza e Florestas, o lince que foi libertado esta quarta-feira, no núcleo populacional do vale do Guadiana e apareceu morto na zona de Mértola, no distrito de Beja.

O lince ibérico, de nome Neco, foi encontrado por um morador na quarta-feira à noite na Estrada Municipal entre Mértola e Corte Gafo de Cima.

Foi recolhido por uma Vigilante da Natureza do Departamento Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo por volta das 00:30 de quinta-feira.

De acordo com o ICNF vai ser encaminhado para necropsia para apuramento de todos os fatores potencialmente associados à sua morte.

O lince tinha sido libertado esta quarta-feira de manhã em propriedade privada, próximo do rio Guadiana e estava equipado com uma coleira radioemissora.

Este foi o primeiro lince reintroduzido em território nacional que foi atropelado, revela ainda o ICNF.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31