sicnot

Perfil

País

Pólenes muito elevados nos próximos dias

(Arquivo)

Os pólenes em suspensão no ar vão estar em níveis muito elevados nos próximos dias em Portugal continental, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

No boletim polínico hoje divulgado a SPAIC prevê que, entre 19 e 25 de maio, estarão em níveis muito elevados os pólenes de árvores como o sobreiro, oliveira ou carvalhos e das ervas como a urtiga, gramíneas, parietária, quenopódio ou tanchagem.

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira preveem-se níveis baixos de pólenes em suspensão.

Os pólenes das árvores e das ervas provocam na primavera reações alérgicas em muitas pessoas, caracterizadas normalmente por espirros, comichões ou falta de ar.

Em algumas pessoas podem provocar rinite, conjuntivite ou asma.

Lusa

  • 4 concelhos de Faro em risco máximo de incêndio

    País

    Os concelhos de Alcoutim, São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). , em risco 'muito elevado' de incêndio estão também os concelhos de Loulé, Silves, Monchique e Aljezur (Faro), Odemira, Mértola e Almodôvar (Beja) e Gavião (Portalegre).

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00