sicnot

Perfil

País

Pólenes muito elevados nos próximos dias

(Arquivo)

Os pólenes em suspensão no ar vão estar em níveis muito elevados nos próximos dias em Portugal continental, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

No boletim polínico hoje divulgado a SPAIC prevê que, entre 19 e 25 de maio, estarão em níveis muito elevados os pólenes de árvores como o sobreiro, oliveira ou carvalhos e das ervas como a urtiga, gramíneas, parietária, quenopódio ou tanchagem.

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira preveem-se níveis baixos de pólenes em suspensão.

Os pólenes das árvores e das ervas provocam na primavera reações alérgicas em muitas pessoas, caracterizadas normalmente por espirros, comichões ou falta de ar.

Em algumas pessoas podem provocar rinite, conjuntivite ou asma.

Lusa

  • 4 concelhos de Faro em risco máximo de incêndio

    País

    Os concelhos de Alcoutim, São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). , em risco 'muito elevado' de incêndio estão também os concelhos de Loulé, Silves, Monchique e Aljezur (Faro), Odemira, Mértola e Almodôvar (Beja) e Gavião (Portalegre).

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Várias casas evacuadas devido a chuvas fortes na Alemanha
    0:54
  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.