sicnot

Perfil

País

Costa não tem "nada a opor" à entrada da Santa Casa de Lisboa no Montepio

ANT\303\223NIO COTRIM

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou esta quinta-feira que o Governo não tem "nada a opor" a uma possível entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital do Montepio, considerando que seria positivo para o sistema financeiro.

No debate quinzenal no Parlamento, António Costa foi questionado sobre este tema pela líder do CDS-PP, Assunção Cristas, que quis saber por que razão está a ser pensada ou preparada esta entrada e qual a posição do Governo.

"Nós respeitamos a autonomia da gestão e confiamos na gestão que o senhor provedor. Não temos nada a opor. Vemos como positivo que no contexto de estabilização do sistema financeiro exista um banco que seja do setor social", começou por responder António Costa.

O chefe de executivo assegurou que o Governo não tem "nenhuma objeção" a esta entrada de capital, afirmando que "se for de acordo aos interesses da Santa Casa da Misericórdia nada há a opor.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.