sicnot

Perfil

País

Nem jarra nem peninha. Esquerda não alinha com maioria absoluta do PS

Nem jarra nem peninha. Esquerda não alinha com maioria absoluta do PS

Na entrevista à SIC, António Costa garante que a atual solução governativa é para continuar, mesmo com maioria absoluta. No entanto, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins já avisaram o primeiro-ministro que, caso o PS obtenha este resultado nas próximas legislativas, não pode contar com o Bloco e com o PCP.

  • "OE 2018 não está no papo", avisa Jerónimo
    0:51

    Economia

    O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, garante em entrevista à Antena 1 que o partido terá que a analisar a proposta de Orçamento do Estado para 2018 do Governo antes de se pronunciar se vota a favor ou não.

  • Se PS tiver maioria absoluta, PCP não será "peninha no chapéu"

    País

    Jerónimo de Sousa não acredita que o PS venha a ter maioria absoluta nas próximas eleições legislativas e diz que, se isso acontecesse, o PCP não poderia funcionar como "uma peninha no chapéu" dos socialistas. "Se tivéssemos um governo maioritário, de maioria absoluta do PS, isto são muitos anos de experiência, já vivi várias situações dessas e a verdade é que o resultado não foi nada brilhante", afirma Jerónimo de Sousa numa entrevista à Antena 1, que será hoje transmitida.

  • Os bloquistas "não servem para jarras"
    2:28

    País

    Catarina Martins é contra a candidatura de Mário Centeno a presidente do Eurogrupo. A oposição foi manifestada numa entrevista a Antena 1 onde revelou que já há entendimento entre o Bloco de Esquerda e o Governo para o aumento do número de escalões do IRS. Catarina Martins anunciou também que o acordo com o PS vai terminar no dia em que os socialistas obtiverem uma maioria absoluta, porque os bloquistas "não servem para jarras".

  • Opinião

    A generalidade das sondagens publicadas nas últimas semanas diz-nos que, se as eleições fossem hoje, o PS de António Costa podia alcançar a maioria absoluta. É verdade que a esta distância das legislativas, que só acontecem em 2019, o quadro traçado é meramente teórico mas não deixa de ser importante para os cálculos políticos.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.