sicnot

Perfil

País

Costa defendeu candidatura do Porto à Agência Europeia do Medicamento

ESTELA SILVA

António Costa diz que defendeu até ao limite a candidatura do Porto à Agência Europeia do Medicamento (EMA).

O primeiro-ministro foi forçado a mudar de opinião, depois da comissão da candidatura portuguesa ter visitado a atual sede da Agência Europeia do Medicamento em Londres.

Fonte oficial do Governo disse à Lusa que os técnicos nomeados pelo executivo avaliaram as condições obrigatórias para a instalação da sede em Portugal.

Os técnicos concluiram que o país só tinha hipótese de sucesso na candidatura se avançasse com Lisboa.

Na escolha terá pesado a necessidade de garantir ligações áereas fáceis para vários países da Europa, de onde são originários os cerca de oito mil funcionários da EMA.

António Costa foi assim obrigado a recuar na primeira intenção e a apoiar a candidatura de Lisboa.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35