sicnot

Perfil

País

20 concelhos de seis distritos do país com risco máximo de incêndio

(arquivo)

Vinte concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível no 'site' do IPMA, estão com risco 'máximo' de incêndio os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé, no distrito de Bragança.

O concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, está com o mesmo aviso, assim como Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, e Mação, em Santarém.

No distrito de Castelo Branco, estão em risco 'máximo' de incêndio os concelhos de Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, adianta o IPMA.

Estão, ainda, sob o mesmo alerta os concelhos de Nisa, Gavião, Marvão, no distrito de Portalegre, e Alcoutim, Castro Marim, Tavira e São Brás de Alportel, no distrito de Faro.

O IPMA colocou, também, em risco 'muito elevado' de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, engloba cinco níveis, que podem variar entre 'reduzido' e 'máximo'.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê no continente, para hoje, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de nordeste, nas terras altas do Norte e Centro, até ao início da manhã e de noroeste na faixa costeira ocidental, a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde.

Prevê-se, ainda, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral das regiões norte e centro e uma subida da temperatura máxima, mais significativa no litoral.

As temperaturas máximas previstas, para hoje, são de 37 graus Celsius em Faro e Lisboa e 28 no Porto.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.