sicnot

Perfil

País

Lisboa, Santarém, Setúbal e Bragança sob aviso vermelho até à noite

NUNO VEIGA / LUSA

Lisboa, Santarém, Setúbal e Bragança estão hoje sob 'aviso vermelho' até às 21:00, uma situação de "risco extremo" para estes distritos, devido à previsão de tempo quente, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O resto do país está sob 'aviso laranja', exceto o distrito de Faro, onde o risco é ligeiramente menor.

O 'aviso vermelho' indica uma situação meteorológica de "risco extremo", enquanto o 'aviso laranja', o segundo mais grave numa escala de quatro, aponta para um risco "moderado a elevado", devido à persistência de valores altos da temperatura máxima.

O IPMA prevê para hoje a continuação de tempo quente com céu geralmente pouco nublado e temperaturas mínimas superiores 20 graus Celsius.

Durante a tarde, haverá um aumento temporário de nebulosidade, em especial nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento será em geral fraco, soprando temporariamente moderado nas terras altas do Norte e Centro e no Algarve, sendo esperada uma pequena subida de temperatura no litoral das regiões Norte e Centro.

Na grande Lisboa e no grande Porto, o tempo continuará quente, com subida de temperatura, céu pouco nublado e vento fraco.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 26 e 39 graus celsius, no Porto entre 16 e 32, em Vila Real entre 21 e 37, em Viseu entre 21 e 38, em Bragança entre 20 e 38, na Guarda entre 22 e 35, em Castelo Branco entre 24 e 41, em Coimbra entre 22 e 40, em Santarém entre 22 e 42, em Portalegre entre 26 e 39, em Évora entre 22 e 42, em Beja entre 23 e 42, em Faro entre 22 e 34 e em Setúbal entre 20 e 33.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19