sicnot

Perfil

País

Barragens com nível mais baixo de água em quase 30 anos

Há 27 anos que não havia tão pouca água nas barragens portuguesas. São mais de 50 as barragens onde os armazenamentos são inferiores à media registada entre 1990 e 2016.

De acordo com o Diário de Notícias, são mais de 50 as barragens do sistema nacional de recursos hídricos onde os armazenamentos são inferiores à media registada entre 1990 e 2016. Só as bacias do Lima, Ave e Arade superaram os anos anteriores.

As dez albufeiras do Sado têm a situação mais crítica, com um armazenamento fixado nos 28%, quando o valor médio é de 59,9%.

De acordo com o IPMA, que se reúne hoje para avaliar os impactos da falta de água, trata-se de uma consequência do inverno e primavera secos.

O jornal avança que a pior seca dos últimos 27 anos nas barragens portuguesas levou os produtores de arroz a acelerarem o ciclo de crescimento da planta perdendo rendimento, desmobilizou a produção de milho e deixou populações perto de ficar sem água.

A EDP reduziu também a produção de eletricidade com recurso às barragens e a REN não afasta uma subida do preço da energia para os distribuidores.

  • Portugal enfrenta seca extrema e severa
    1:08

    País

    Portugal está a enfrentar a terceira onde de calor do ano. Cerca de 85% do país encontra-se atualmente em seca extrema e severa. O mês de junho tem registado temperaturas muito acima dos valores normais, o dia mais quente foi registado no passado sábado, com Alcácer do Sal a registar 44,9 graus.

  • Mosquito transmissor da dengue detetado em Portugal

    País

    Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país, anunciou esta quarta-feira a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Doutor Ricardo Jorge.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.