Cientistas do Porto descobrem dois tipos de planetas gigantes fora do sistema solar

Investigadores do polo do Porto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço encontraram evidências que demonstram a existência de dois mecanismos diferentes de formação de planetas gigantes fora do sistema solar.

Embora seja necessário uma investigação mais aprofundada, o cientista do IA, Nuno Cardoso Santos, um dos responsáveis por este estudo, acredita que esta observação pode fornecer dados importantes para uma melhor compreensão dos processos de formação dos exoplanetas (planetas fora do sistema solar) gigantes.

Em declarações à Lusa, o cientista referiu que o modelo mais convencional de formação planetária, designado por processo de acreção do núcleo, é originado pela junção de rochas, gelo e gás, que originam um planeta gigante, com uma massa inferior a quatro massas de Júpiter.

Um segundo modelo sugere que as instabilidades registadas durante a formação planetária dão origem a bolas de gás que contraem até formar um planeta gigante.

A equipa de investigação indica que pode ser esse o processo que leva à formação de planetas gigantes maiores, com uma massa que pode ter entre quatro e 20 vezes a massa de Júpiter.

Para obtenção deste resultado, os investigadores utilizaram dados existentes num catálogo do IA, que indica as características de todas as estrelas que têm planetas.

"Analisámos as diferenças entre as abundâncias químicas dos planetas que tinham menor massa com os que tinham maior massa e concluímos que os dois grupos de estrelas tinham propriedades diferentes", explicou Nuno Cardoso Santos.

Para apoiar este resultado, estão a ser feitas observações com o satélite GAIA, da Agência Espacial Europeia (ESA), cuja sensibilidade permitirá a deteção de milhares de exoplanetas gigantes, em órbitas de longo período à volta de estrelas de diferentes massas, informa ainda o comunicado do IA.

O estudo "Observational evidence for two distinct giant planet populations" foi publicado hoje na revista científica 'Astronomy & Astrophysics'.

• Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

Desporto

A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

Em atualização

• Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting

Crise no Sporting

Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

• Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas

A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

• "Isto é a demagogia à solta"

Opinião

Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade.

Luís Marques Mendes

• Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.