sicnot

Perfil

País

Cadeia de Coimbra com espaço de visitas íntimas para reclusos

SIC

O diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Celso Manata, disse esta terça-feira em Coimbra que o Governo pretende criar espaços de visitas intimas para os reclusos em todo o território nacional.

"Vamos continuar nesse caminho e a próxima será Olhão e já há uma outra que vem a caminho para o Minho, que também não tem e que neste momento está em projeto", disse o responsável, após inaugurar o espaço de visitas íntimas do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Com seis quartos, com casa de banho privativa, a área hoje inaugurada destina-se aos reclusos que não têm saídas precárias, de forma a contribuir para "as relações de afetos entre os casais".

"É para pessoas que estão fechadas e que ainda não atingiram a fase do cumprimento da pena que lhes permita sair e, portanto, criamos estes espaços que visam promover a família, a relação familiar e os afetos", sublinhou o diretor-geral.

Os reclusos inscrevem-se e depois os serviços prisionais têm de confirmar a sua relação para ter direito a uma visita íntima de três horas por mês, com prioridade para os detidos com melhor comportamento.

Segundo Celso Manata, a DGRSP tem vindo a trabalhar no sentido de criar este tipo de espaços ao longo do território nacional, "no sentido de dotar todo o sistema prisional com setores de visitas íntimas, como está previsto na lei".

O diretor-geral participou ainda na cerimónia de encerramento do ano letivo 2016/17, com a presença do diretor-geral da delegada regional de Educação, Cristina Fernandes de Oliveira e do diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, António Couceiro.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.