sicnot

Perfil

País

Cadeia de Coimbra com espaço de visitas íntimas para reclusos

SIC

O diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Celso Manata, disse esta terça-feira em Coimbra que o Governo pretende criar espaços de visitas intimas para os reclusos em todo o território nacional.

"Vamos continuar nesse caminho e a próxima será Olhão e já há uma outra que vem a caminho para o Minho, que também não tem e que neste momento está em projeto", disse o responsável, após inaugurar o espaço de visitas íntimas do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Com seis quartos, com casa de banho privativa, a área hoje inaugurada destina-se aos reclusos que não têm saídas precárias, de forma a contribuir para "as relações de afetos entre os casais".

"É para pessoas que estão fechadas e que ainda não atingiram a fase do cumprimento da pena que lhes permita sair e, portanto, criamos estes espaços que visam promover a família, a relação familiar e os afetos", sublinhou o diretor-geral.

Os reclusos inscrevem-se e depois os serviços prisionais têm de confirmar a sua relação para ter direito a uma visita íntima de três horas por mês, com prioridade para os detidos com melhor comportamento.

Segundo Celso Manata, a DGRSP tem vindo a trabalhar no sentido de criar este tipo de espaços ao longo do território nacional, "no sentido de dotar todo o sistema prisional com setores de visitas íntimas, como está previsto na lei".

O diretor-geral participou ainda na cerimónia de encerramento do ano letivo 2016/17, com a presença do diretor-geral da delegada regional de Educação, Cristina Fernandes de Oliveira e do diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, António Couceiro.

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC