sicnot

Perfil

País

Cadeia de Coimbra com espaço de visitas íntimas para reclusos

SIC

O diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Celso Manata, disse esta terça-feira em Coimbra que o Governo pretende criar espaços de visitas intimas para os reclusos em todo o território nacional.

"Vamos continuar nesse caminho e a próxima será Olhão e já há uma outra que vem a caminho para o Minho, que também não tem e que neste momento está em projeto", disse o responsável, após inaugurar o espaço de visitas íntimas do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Com seis quartos, com casa de banho privativa, a área hoje inaugurada destina-se aos reclusos que não têm saídas precárias, de forma a contribuir para "as relações de afetos entre os casais".

"É para pessoas que estão fechadas e que ainda não atingiram a fase do cumprimento da pena que lhes permita sair e, portanto, criamos estes espaços que visam promover a família, a relação familiar e os afetos", sublinhou o diretor-geral.

Os reclusos inscrevem-se e depois os serviços prisionais têm de confirmar a sua relação para ter direito a uma visita íntima de três horas por mês, com prioridade para os detidos com melhor comportamento.

Segundo Celso Manata, a DGRSP tem vindo a trabalhar no sentido de criar este tipo de espaços ao longo do território nacional, "no sentido de dotar todo o sistema prisional com setores de visitas íntimas, como está previsto na lei".

O diretor-geral participou ainda na cerimónia de encerramento do ano letivo 2016/17, com a presença do diretor-geral da delegada regional de Educação, Cristina Fernandes de Oliveira e do diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, António Couceiro.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17