sicnot

Perfil

País

Cadeia de Coimbra com espaço de visitas íntimas para reclusos

SIC

O diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Celso Manata, disse esta terça-feira em Coimbra que o Governo pretende criar espaços de visitas intimas para os reclusos em todo o território nacional.

"Vamos continuar nesse caminho e a próxima será Olhão e já há uma outra que vem a caminho para o Minho, que também não tem e que neste momento está em projeto", disse o responsável, após inaugurar o espaço de visitas íntimas do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Com seis quartos, com casa de banho privativa, a área hoje inaugurada destina-se aos reclusos que não têm saídas precárias, de forma a contribuir para "as relações de afetos entre os casais".

"É para pessoas que estão fechadas e que ainda não atingiram a fase do cumprimento da pena que lhes permita sair e, portanto, criamos estes espaços que visam promover a família, a relação familiar e os afetos", sublinhou o diretor-geral.

Os reclusos inscrevem-se e depois os serviços prisionais têm de confirmar a sua relação para ter direito a uma visita íntima de três horas por mês, com prioridade para os detidos com melhor comportamento.

Segundo Celso Manata, a DGRSP tem vindo a trabalhar no sentido de criar este tipo de espaços ao longo do território nacional, "no sentido de dotar todo o sistema prisional com setores de visitas íntimas, como está previsto na lei".

O diretor-geral participou ainda na cerimónia de encerramento do ano letivo 2016/17, com a presença do diretor-geral da delegada regional de Educação, Cristina Fernandes de Oliveira e do diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, António Couceiro.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.