sicnot

Perfil

País

PAN propõe reforço de arborização com espécies autóctones

O partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) propôs hoje que um terço da área de projetos de plantação de eucalipto seja dedicada à rearborização com espécies autóctones.

Na sua intervenção no debate do estado da Nação, no parlamento, André Silva fez a pergunta retórica ao primeiro-ministro, António Costa: "porque continuam as florestas a arder?"

A resposta deu-a de seguida, com a afirmação de que "a floresta não é uma prioridade" e lembrou a proposta de lei do Governo que "visa aumentar a produção de eucalipto, sem aumentar áreas é verdade, mas ocupando os terrenos mais férteis do país".

Em alternativa, o PAN propõe que "nos projetos de plantação de eucalipto, pelo menos 1/3 da área seja dedicada à rearborização" com espécies autóctones.

André Silva criticou a estratégia de passa-culpas, ouvindo "a esquerda dizer que os problemas do país são consequências das políticas da direita, e a direita a responder que até outubro de 2015 Portugal era um agradável jardim".

Na resposta, rápida e telegráfica, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou a leitura do PAN quanto à proposta florestal e admitiu abertura para discutir o assunto.

Lusa

  • Presidente da IPSS "O Sonho" garante que vai demitir-se
    0:57

    País

    A PJ de Setúbal fez esta sexta-feira buscas em três instituições de solidariedade social e em casas particulares ligadas à IPSS "O Sonho", por suspeitas de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da associação nega as suspeitas e diz que está de "consciência tranquila". Florival Cardoso, que é o principal visado na investigação, fala sobre uma "caça às bruxas" e garante que vai demitir-se, porque considera que está a ser cometida uma "enorme injustiça".

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00