sicnot

Perfil

País

PAN propõe reforço de arborização com espécies autóctones

O partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) propôs hoje que um terço da área de projetos de plantação de eucalipto seja dedicada à rearborização com espécies autóctones.

Na sua intervenção no debate do estado da Nação, no parlamento, André Silva fez a pergunta retórica ao primeiro-ministro, António Costa: "porque continuam as florestas a arder?"

A resposta deu-a de seguida, com a afirmação de que "a floresta não é uma prioridade" e lembrou a proposta de lei do Governo que "visa aumentar a produção de eucalipto, sem aumentar áreas é verdade, mas ocupando os terrenos mais férteis do país".

Em alternativa, o PAN propõe que "nos projetos de plantação de eucalipto, pelo menos 1/3 da área seja dedicada à rearborização" com espécies autóctones.

André Silva criticou a estratégia de passa-culpas, ouvindo "a esquerda dizer que os problemas do país são consequências das políticas da direita, e a direita a responder que até outubro de 2015 Portugal era um agradável jardim".

Na resposta, rápida e telegráfica, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou a leitura do PAN quanto à proposta florestal e admitiu abertura para discutir o assunto.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:56

    País

    O verão chega esta quinta-feira, dia em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aumento da instabilidade atmosférica com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, e trovoada.

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49