sicnot

Perfil

País

Uma visita inédita à Sala das Sessões do Parlamento em 360º

Este é um 360º inédito que lhe permite conhecer um dos presidentes mais à esquerda que o Parlamento já teve. Eleito, aliás e pela primeira vez, com os votos apenas do PS, BE, PCP, Verdes e PAN.

Eduardo Ferro Rodrigues tem 67 anos e já se sentou na cadeira de deputado, líder parlamentar, ministro e agora presidente.

Entrou pela primeira vez no hemiciclo na "Primavera Marcelista" durante as crises académicas, na década de 60, que puseram o regime do Estado Novo à beira de um ataque de nervos.

É destas memórias de estudante universitário, jovem político, deputado, ministro ("pai do rendimento mínimo garantido"), apoiante convicto das maiorias de esquerda que se faz esta visita guiada

Ferro Rodrigues conta ainda à equipa da SIC - Anabela Neves e Rafael Antunes - os momentos que já viveu na belíssima Sala das Sessões da Assembleia da República.

As relações..às vezes tensas… com a oposição de direita fazem parte deste 360.

E, já agora, espreite o que se vê da cadeira do presidente!

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.