sicnot

Perfil

País

Greve de enfermeiros fecha quase metade dos blocos de parto da Maternidade Alfredo da Costa

(Lusa/Arquivo)

MIGUEL A. LOPES

A maior maternidade do país está a meio gás. O protesto dos enfermeiros especialistas reduziu a capacidade de resposta da Maternidade Alfredo da Costa. Os blocos de parto com capacidade para onze grávidas, estão neste momento disponíveis para seis, devido à contestação dos especialistas em obstetrícia.

Segundo António Ramos, do movimento dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia, a MAC iniciou hoje a paralisação ao trabalho diferenciado destes profissionais, o qual conduziu já ao encerramento de perto de metade da sua capacidade no que diz respeito aos partos.

Nesta maternidade, estão neste momento quatro grávidas internadas para terem os filhos, pelo que a capacidade da maior maternidade do país está próxima do seu limite.

Em frente da entrada da MAC, uma dúzia de enfermeiros especialistas iniciaram hoje uma manifestação silenciosa, segurando uma faixa onde pedem: "Reconhecimento - carreira digna sem mais adiamento".

Para António Ramos, o que levou estes enfermeiros especialistas a fazerem apenas cuidados de enfermagem geral é o mesmo motivo que desde 03 de julho já terá levado 700 enfermeiros em várias unidades de saúde no país a recusarem o exercício de funções especializadas.

Estes enfermeiros querem ser pagos pelas funções de especialista que exercem e não estão dispostos a esperar pela concretização da promessa do ministro da Saúde de pagar esta diferenciação a partir de 2018.

"Queremos saber como, quando e quanto.

O ministro da Saúde não percebe este protesto e eu não percebo o ministro. Temos mais responsabilidade mas esta não é paga, disse António Ramos.

Com Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.