sicnot

Perfil

País

Lisboa apresenta hoje plataforma de gestão inteligente de ocorrências

Câmara Municipal de Lisboa (Lusa/Arquivo)

A Câmara de Lisboa apresenta, hoje, a nova Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade para gestão de ocorrências da Proteção Civil, Bombeiros e Polícia Municipal, com vista a "decisões operacionais e políticas eficientes", em casos de emergência.

De acordo com a autarquia, a plataforma "constituirá o suporte tecnológico do Centro Operacional Integrado (COI), o qual permitirá dotar o município de Lisboa de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos entre a Proteção Civil, Bombeiros, Polícia Municipal e serviços operacionais da Câmara, integrando também a PSP e informação dos diversos operadores de infraestruturas da cidade".

"Esta plataforma inteligente facilitará ao COI a tomada de decisões operacionais e políticas eficientes e coordenadas tanto na gestão corrente da cidade como na emergência", nota o município, falando num "importante passo no processo de transformação digital".

A Câmara de Lisboa frisa que em causa está ainda uma "mudança de paradigma que permitirá não apenas aos decisores e serviços municipais, mas também aos parceiros e cidadãos em geral, usufruírem de mais e melhor informação sobre a cidade, bem como disponibilizar aos empreendedores, estudantes, investigadores, empresas e demais interessados informação de qualidade em dados abertos".

A apresentação inicia-se pelas 18:00 e decorre nos Paços do Concelho.

Lusa

  • O estado da Nação

    País

    O incêndio de Pedrógão Grande, o assalto em Tancos e a exoneração de três secretários de Estado no debate do estado da Nação. Acompanhe aqui a discussão, na emissão especial da SIC Notícias.

  • Assunção Cristas desafia Medina para debate
    0:37

    Autárquicas 2017

    A candidata à Câmara de Lisboa Assunção Cristas acusa o atual presidente Fernando Medina de falta de transparência na condução da autarquia. A líder do CDS-PP dedicou parte da apresentação do programa eleitoral a criticar o atual presidente da âmara e desafiou Fernando Medina para um debate, sobre a governação "obscura, pouco transparente" e a "política desastrosa" no trânsito, área social e habitação.

  • Relação com secretários de Estado "foi e é excelente"

    País

    O ministro dos Negócios Estrangeiros escusou-se esta quinta-feira a comentar a remodelação do Governo, com a alteração dos responsáveis pelas pastas dos Assuntos Europeus e Internacionalização, salientando que a relação com os governantes que tutela "foi e é excelente".

  • A maior remodelação deste governo

    País

    O Presidente da República nomeou esta quinta-feira, por proposta do primeiro-ministro, oito novos secretários de Estado que vão tomar posse esta sexta-feira às 19:30, no Palácio de Belém, segundo uma nota divulgada no portal da Presidência da República.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.