sicnot

Perfil

País

Comandantes defendem que lei da rolha põe em causa segurança

Comandantes defendem que lei da rolha põe em causa segurança

A partir desta quarta-feira, todas as informações sobre os incêndios passam a ser dadas duas vezes por dia, a partir da sede da Proteção Civil, em Carnaxide, e não do terreno. Os comandantes distritais receberam ordem para estarem calados e não prestarem informações aos jornalistas.A diretiva está a causar mal estar entre os comandantes e admite-se que possa até pôr em causa a segurança das populações.

  • Costa defende que "não existe nenhuma lei da rolha"
    1:03

    País

    O primeiro-ministro garante que não há qualquer lei da rolha, a propósito da decisão da Proteção Civil de cingir a informação sobre os incêndios no país a dois briefings diários. As declarações de António Costa foram feitas esta quarta-feira, na Sertã, onde se reuniu com os autarcas das zonas atingidos pelos incêndios no centro do país.

  • As críticas da oposição à lei da rolha
    3:09

    País

    O primeiro-ministro concorda com as novas regras de comunicação, que proíbem os bombeiros de prestar declarações aos jornalistas. A medida é, no entanto, duramente criticada pela oposição. PSD e CDS temem que a liberdade de informação possa estar em causa.

  • Não é lei da rolha, "é um procedimento de exceção"
    2:23

    País

    A partir de agora, todas as informações sobre os fogos são transmitidas na sede da Proteção Civil e os comandantes receberam indicações para não falar. Os briefings ficaram marcados para as 9:00 e 19:00, mas já hoje realizou-se mais um ao meio-dia. 

  • Proteção Civil rejeita "lei da rolha"
    0:35

    País

    Contra as críticas às restrições que impedem os comandantes distritais dos bombeiros de prestarem informações sobre os incêndios, a Autoridades Nacional de Proteção Civil garante que vai fornecer todos os dados e que os bombeiros ficam assim mais focados no combate às chamas.

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19