sicnot

Perfil

País

Comandantes defendem que lei da rolha põe em causa segurança

Comandantes defendem que lei da rolha põe em causa segurança

A partir desta quarta-feira, todas as informações sobre os incêndios passam a ser dadas duas vezes por dia, a partir da sede da Proteção Civil, em Carnaxide, e não do terreno. Os comandantes distritais receberam ordem para estarem calados e não prestarem informações aos jornalistas.A diretiva está a causar mal estar entre os comandantes e admite-se que possa até pôr em causa a segurança das populações.

  • Costa defende que "não existe nenhuma lei da rolha"
    1:03

    País

    O primeiro-ministro garante que não há qualquer lei da rolha, a propósito da decisão da Proteção Civil de cingir a informação sobre os incêndios no país a dois briefings diários. As declarações de António Costa foram feitas esta quarta-feira, na Sertã, onde se reuniu com os autarcas das zonas atingidos pelos incêndios no centro do país.

  • As críticas da oposição à lei da rolha
    3:09

    País

    O primeiro-ministro concorda com as novas regras de comunicação, que proíbem os bombeiros de prestar declarações aos jornalistas. A medida é, no entanto, duramente criticada pela oposição. PSD e CDS temem que a liberdade de informação possa estar em causa.

  • Não é lei da rolha, "é um procedimento de exceção"
    2:23

    País

    A partir de agora, todas as informações sobre os fogos são transmitidas na sede da Proteção Civil e os comandantes receberam indicações para não falar. Os briefings ficaram marcados para as 9:00 e 19:00, mas já hoje realizou-se mais um ao meio-dia. 

  • Proteção Civil rejeita "lei da rolha"
    0:35

    País

    Contra as críticas às restrições que impedem os comandantes distritais dos bombeiros de prestarem informações sobre os incêndios, a Autoridades Nacional de Proteção Civil garante que vai fornecer todos os dados e que os bombeiros ficam assim mais focados no combate às chamas.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Primeiro-ministro assume desafio de "reconstruir e preparar o futuro"
    3:01
  • Nova troca de acusações entre Rui Rio e Santana Lopes
    2:28

    País

    Pedro Santana Lopes disse este domingo, na apresentação do programa de candidatura, que enquanto uns descem, ele sobe o nível do debate, na corrida à liderança do PSD. Foi a resposta às críticas de Rui Rio, que o acusou de não saber o que quer e de continuar a fazer trapalhadas.