sicnot

Perfil

País

"Hoje vi chover lume"

"Hoje vi chover lume"

O incêndio que começou no domingo na Sertã atingiu esta segunda-feira a Aldeia Galega, em Mação. O fogo obrigou as autoridades a retirarem várias pessoas das suas habitações e destruiu tratores agrícolas. O repórter da SIC, Hugo Alcântara, relatou, em direto do local, o drama vivido pelas populações.

O incêndio que deflagrou na Sertã, distrito de Castelo Branco, já levou à retirada de 158 pessoas das suas casas, algumas das quais já regressaram, indicou pelas 19:00 a Proteção Civil, informando que o fogo lavra com "grande intensidade".

De acordo com a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar, o fogo na Sertã é o que concentra "maior número de meios" e que desperta "maior atenção" - está a ser combatido por 731 operacionais, auxiliados por 234 veículos e 12 meios aéreos.

Além do incêndio na Sertã, que deflagrou no domingo à tarde e alastrou aos concelhos de Mação (distrito de Santarém) e Proença-a-Nova (Castelo Branco), a Proteção Civil tem centrado as atenções noutros quatro fogos - um que lavra também em Castelo Branco, dois no distrito de Bragança e um em Évora.

  • "Bombeiros não têm mãos a medir com vários focos de incêndio"
    3:18

    País

    O incêndio na Sertã tem três frentes ativas e uma delas já passou para o concelho de Mação, no distrito de Santarém. A jornalista da SIC, Patrícia Figueiredo, está na zona de Proença-a-Nova, onde fez um ponto da situação. A jornalista diz que a situação não tem melhorado, "só tem piorado", e fala em vários reacendimentos a atingir várias aldeias do concelho Proença-a-Nova. Patrícia Figueiredo fala ainda sobre a preocupação da população local.

  • "Tempestade de fogo" ameaça habitações em Aldeia Galega
    2:41

    País

    O incêndio que deflagrou na Sertã alastrou esta segunda-feira ao concelho de Mação, em Santarém. O repórter da SIC, Hugo Alcântara, fez o ponto de situação a partir da Aldeia Galega, onde o fogo põe as habitações em risco e o meios são poucos. "Apenas os populares vão estando de mangueira em risque a tentar proteger as casas".

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19