sicnot

Perfil

País

"Mais de 90% dos incêndios florestais têm intervenção humana"

"Mais de 90% dos incêndios florestais têm intervenção humana"

A Proteção Civil disse este domingo que cerca de 90% dos fogos têm intervenção humana e que as condições meteorológicas têm propiciado a propagação das chamas. Patrícia Gaspar lembra que é proibido fazer fogo junto às florestas e que grande parte do país atravessa um período de seca com temperaturas elevadas.

  • Mais de 260 fogos registados no sábado
    0:34

    País

    A Proteção Civil confirmou que no sábado voltou a ser batido o recorde de incêndios, desde o início do ano, com 268 fogos. Só este sábado, o combate às chamas envolveu mais de seis mil operacionais e cerca de 1.700 veículos.

  • Mais de 3.000 operacionais combatem as chamas

    País

    A noite não deu tréguas aos bombeiros: só nesta madrugada começaram mais de 60 incêndios. Por volta das 09:30, seis grandes incêndios estavam a preocupar as autoridades. Contudo, ao todo, são 51, contando com os que estão em conclusão e a ser dominados. Mais de 3 mil bombeiros combatem as chamas.

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.