sicnot

Perfil

País

Publicada hoje portaria que prevê mais 1.500 auxiliares nas escolas

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

© Lusa

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou no Algarve que hoje vai ser publicada a portaria dos rácios, que abre a porta à contratação de mais 1.500 assistentes operacionais para as escolas do país.

"Hoje será publicada a portaria de rácios de assistentes operacionais que nos permitirá ao longo do próximo ano, ao longo deste ano, contratar 1.500 assistentes operacionais, com uma marca importante nos alunos com necessidades educativas especiais, mas também no pré-escolar", disse o governante.

Tiago Brandão Rodrigues falava hoje aos jornalistas na Escola Secundária de Loulé, à margem de uma visita que decorreu no último dia do arranque do ano letivo, durante a qual o ministro inaugurou uma rádio escolar, projeto vencedor do orçamento participativo naquela escola.

Segundo o ministro, estando já assinada a nova portaria de rácios, a entrada dos assistentes operacionais, ou seja, auxiliares, nas escolas deverá acontecer "a breve trecho", prevendo-se que, em dois anos, as escolas possam vir a ter um total de mais 2.550 auxiliares.

Tiago Brandão Rodrigues explicou que a portaria dos rácios se trata de um instrumento que indica quantos assistentes operacionais devem existir em cada escola, em função da sua tipologia e número de alunos.

O anúncio da contratação de 1.500 assistentes operacionais aconteceu na quinta-feira, na véspera da abertura oficial do ano letivo, durante uma visita do ministro da Educação à Escola Básica e Secundária do Padrão de Légua, concelho de Matosinhos, distrito do Porto.

Com Lusa

  • Atropelamento em Copacabana fere 15 e mata bebé de 18 meses
    1:13

    Mundo

    Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas num atropelamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Brasil. O condutor, um homem de 41 anos, diz ter perdido o controlo do carro, invadiu a calçada, percorreu 15 metros e só parou no areal de uma das zonas mais turísticas do Brasil. A polícia militar confirmou, entretanto, em comunicado que não há qualquer indício de que se tenha tratado de um ataque terrorista e avançou que o condutor sofreu um ataque de epilepsia.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38