sicnot

Perfil

País

Publicada hoje portaria que prevê mais 1.500 auxiliares nas escolas

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

© Lusa

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou no Algarve que hoje vai ser publicada a portaria dos rácios, que abre a porta à contratação de mais 1.500 assistentes operacionais para as escolas do país.

"Hoje será publicada a portaria de rácios de assistentes operacionais que nos permitirá ao longo do próximo ano, ao longo deste ano, contratar 1.500 assistentes operacionais, com uma marca importante nos alunos com necessidades educativas especiais, mas também no pré-escolar", disse o governante.

Tiago Brandão Rodrigues falava hoje aos jornalistas na Escola Secundária de Loulé, à margem de uma visita que decorreu no último dia do arranque do ano letivo, durante a qual o ministro inaugurou uma rádio escolar, projeto vencedor do orçamento participativo naquela escola.

Segundo o ministro, estando já assinada a nova portaria de rácios, a entrada dos assistentes operacionais, ou seja, auxiliares, nas escolas deverá acontecer "a breve trecho", prevendo-se que, em dois anos, as escolas possam vir a ter um total de mais 2.550 auxiliares.

Tiago Brandão Rodrigues explicou que a portaria dos rácios se trata de um instrumento que indica quantos assistentes operacionais devem existir em cada escola, em função da sua tipologia e número de alunos.

O anúncio da contratação de 1.500 assistentes operacionais aconteceu na quinta-feira, na véspera da abertura oficial do ano letivo, durante uma visita do ministro da Educação à Escola Básica e Secundária do Padrão de Légua, concelho de Matosinhos, distrito do Porto.

Com Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.