sicnot

Perfil

País

Francisco George elege legionella como maior susto em 12 anos à frente da DGS

Francisco George elege legionella como maior susto em 12 anos à frente da DGS

O diretor-geral da Saúde, que deixa o cargo em outubro, esteve para encerrar a Quinta do Lago por causa de um mosquito, passou pela gripe A e pela ameaça do Ébola, mas foi a 'legionella' que lhe tirou o sono. O surto que matou 11 pessoas em Vila Franca de Xira, em 2014 e obrigou ao internamento de mais de 400 doentes, quase metade teve de ser assistida em cuidados intensivos. Para Francisco George foi dada uma lição a todos e o reconhecimento de que "Portugal tem um Serviço Nacional de Saúde (SNS) fantástico".

  • "A lei do interrupção voluntária da gravidez foi um grande sucesso"
    2:25

    País

    Portugal é o país europeu com menos abortos por cada 1.000 nascimentos. Os números têm vindo a cair na última década, desde a entrada em vigor da lei da interrupção voluntária da gravidez e, para o diretor-geral da Saúde, Francisco George, provam o sucesso da medida que preveniu uma série de complicações graves para as mulheres. Em entrevista à agência Lusa, Francisco George admitiu ainda que, no início, ainda havia ativistas em protesto contra a lei, mas as estatísticas ajudaram a dissipar as dúvidas.

  • "O DGS não se pronuncia sobre eutanásia. O Francisco George gostaria que precipitassem o final da vida"
    2:04

    País

    Francisco George diz que tem duas posições: uma enquanto diretor-geral da Saúde, outra no plano pessoal. A cerca de um mês de acabar a sua carreira de 44 anos na administração pública, Francisco George admite que, no fim da sua vida, gostaria de evitar sofrimentos exacerbados e situações de grande dependência, optando antes por pedir que lhe fosse acelerado o final da vida.

  • UE decide hoje sede da Agência Europeia do Medicamento
  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.