sicnot

Perfil

País

Francisco George elege legionella como maior susto em 12 anos à frente da DGS

Francisco George elege legionella como maior susto em 12 anos à frente da DGS

O diretor-geral da Saúde, que deixa o cargo em outubro, esteve para encerrar a Quinta do Lago por causa de um mosquito, passou pela gripe A e pela ameaça do Ébola, mas foi a 'legionella' que lhe tirou o sono. O surto que matou 11 pessoas em Vila Franca de Xira, em 2014 e obrigou ao internamento de mais de 400 doentes, quase metade teve de ser assistida em cuidados intensivos. Para Francisco George foi dada uma lição a todos e o reconhecimento de que "Portugal tem um Serviço Nacional de Saúde (SNS) fantástico".

  • "A lei do interrupção voluntária da gravidez foi um grande sucesso"
    2:25

    País

    Portugal é o país europeu com menos abortos por cada 1.000 nascimentos. Os números têm vindo a cair na última década, desde a entrada em vigor da lei da interrupção voluntária da gravidez e, para o diretor-geral da Saúde, Francisco George, provam o sucesso da medida que preveniu uma série de complicações graves para as mulheres. Em entrevista à agência Lusa, Francisco George admitiu ainda que, no início, ainda havia ativistas em protesto contra a lei, mas as estatísticas ajudaram a dissipar as dúvidas.

  • "O DGS não se pronuncia sobre eutanásia. O Francisco George gostaria que precipitassem o final da vida"
    2:04

    País

    Francisco George diz que tem duas posições: uma enquanto diretor-geral da Saúde, outra no plano pessoal. A cerca de um mês de acabar a sua carreira de 44 anos na administração pública, Francisco George admite que, no fim da sua vida, gostaria de evitar sofrimentos exacerbados e situações de grande dependência, optando antes por pedir que lhe fosse acelerado o final da vida.

  • Atropelamento em Copacabana fere 15 e mata bebé de 18 meses
    1:13

    Mundo

    Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas num atropelamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Brasil. O condutor, um homem de 41 anos, diz ter perdido o controlo do carro, invadiu a calçada, percorreu 15 metros e só parou no areal de uma das zonas mais turísticas do Brasil. A polícia militar confirmou, entretanto, em comunicado que não há qualquer indício de que se tenha tratado de um ataque terrorista e avançou que o condutor sofreu um ataque de epilepsia.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38