sicnot

Perfil

País

Quatro reportagens da SIC premiadas

Quatro reportagens da SIC receberam menções honrosas nos prémios de jornalismo "Direitos Humanos e Integração". Todos os trabalhos podem ser revistos na íntegra aqui, no site da SIC Notícias.

A Grande Reportagem "Renegados" que aborda o drama dos que lutam pelo direito à nacionalidade portuguesa. A Reportagem Especial "Quanto estou a cantar, não estou preso", sobre a integração de reclusos através da música. "Bairro do Cerco: A Revolução da Juventude", um trabalho sobre o poder do desporto e da arte na inclusão social. E a Grande Reportagem "Angola, um país rico com vinte milhões de pobres" que denúncia as assimetrias sociais e económicas do país.

Os prémios de Direitos Humanos e Integração distinguem o trabalho de jornalistas, em prol dos direitos e liberdades fundamentais. Uma iniciativa conjunta da Unesco e da Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
A entrega dos troféus decorreu esta quinta-feira no Palácio Foz, em Lisboa.

  • Renegados
    35:53

    Grande Reportagem SIC

    Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada. A Grande Reportagem da SIC, Renegados, mostra-lhe vários casos de pessoas que já passaram por essa situação.

  • Quando estou a cantar não estou preso
    21:36

    Reportagem Especial

    "Ópera na Prisão" é um projecto de integração através da arte, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Começou em 2014 no Estabelecimento Prisional de Leiria e juntou 23 reclusos a profissionais de música. Ao longo de três anos aprenderam a cantar e a interpretar a ópera Don Giovanni, de Mozart, que apresentaram ao público no grande auditório da Fundação.

  • Angola, um país rico com 20 milhões de pobres
    44:31

    Grande Reportagem SIC

    Na última década, registou um dos maiores crescimentos económicos do mundo mas manteve-se líder nos índices de mortalidade infantil. Uma semana depois de se assinalarem os 41 anos da independência de Angola, a Grande Reportagem SIC mostra-lhe um país que tem um dos maiores consumos de champanhe per capita e onde 70% da população vive com menos de dois dólares por dia.

  • "Se Portugal não confia no sistema judicial de Angola não deve fazer negócios com o país"
    18:27

    País

    O julgamento do caso Fizz arrancou esta segunda-feira. Victor Silva, diretor do Jornal de Angola, esteve na Edição da Noite para analisar como estão as relações entre Portugal e Angola, numa altura em que Manuel Vicente viu recusada a transferência do processo para o país angolano. Victor Silva afirmou que a decisão de "separar os processos vai de encontro aos interesses dos dois estados" e vai mais longe ao dizer que se Portugal "não confia no sistema judicial de Angola então não pode fazer negócios com o país".

  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • O jogador de futebol que se tornou Presidente de um país

    Mundo

    George Weah tomou posse esta segunda-feira como Presidente da Libéria. Foi a segunda vez que o antigo futebolista concorreu ao cargo, depois de em 2005 ser derrotado pela candidata Ellen Johnson-Sirleaf. Foi o primeiro e único futebolista africano a receber uma Bola de Ouro. A história de George Weah também passou por Portugal, onde ficou conhecido pela agressão ao ex-jogador do FC Porto, Jorge Costa, em 1996.

    Ana Rute Carvalho

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC