sicnot

Perfil

País

Portugal absteve-se na renovação da licença de glifosato

Portugal absteve-se na renovação da licença de glifosato

Os representantes dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) voltaram hoje a falhar um acordo sobre a renovação da licença do glifosato, herbicida mais comum usado na Europa.

Portugal absteve-se na votação sobre a extensão da licença de comercialização deste produto.

Há mais de 1 ano, a Organização Mundial de Saúde classificou este produto como "carcinogénio provável para o ser humano e carcinogéneo provado para animais de laboratório". A proposta para renovar a licença de uso do glifosato por mais 5 anos será agora apresentada no final deste mês ao comité de recurso, uma instância destinada a apoiar a tomada de decisões em casos sensíveis e problemáticos

  • Prolongamento do uso de glifosato sem acordo entre Estados-membros da UE

    Mundo

    Os Estados-membros da União Europeia não chegaram a acordo quanto à proposta da Comissão para renovar a licença de uso do herbicida glifosato por mais cinco anos. A proposta hoje rejeitada será apresentada no final deste mês perante o comité de recurso, uma instância destinada a apoiar a tomada de decisões em casos sensíveis e problemáticos.

  • Bruxelas propõe hoje prolongamento do uso do glifosato por mais 5 anos

    Mundo

    A Comissão Europeia vai propor na quinta-feira aos países membros o prolongamento por 5 anos a licença de utilização do herbicida glifosato. A autorização para a utilização deste herbicida expira no próximo 15 de dezembro. Há mais de 1 ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou este produto como "carcinogénio provável para o ser humano e carcinogénio provado para animais de laboratório".

  • Investigação encontra químicos proibidos em 21 dos alimentos testados
    2:06

    País

    Couves, bróculos, maçãs ou laranjas, a SIC mostra-lhe o que está em causa na investigação da revista Visão, que encontrou químicos proibidos em 21 dos alimentos testados. Como inseticidas de champôs contra os piolhos, glifosato - o herbicida considerado "provavelmente cancerígeno" pela Organização Mundial de Saúde -, ou boscalid - um fungicida proibido na fruta biológica.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.