sicnot

Perfil

País

Consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% em 2017

© Reuters

O consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% em 2017, face a 2016, e as exportações subiram 12,6%, divulgaram este sábado os Cervejeiros de Portugal, nova denominação da APCV - Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja.

De acordo com esta entidade, estes números "atestam a vitalidade do setor e a sua importância para o PIB (produto interno bruto) nacional", referindo que o consumo per capita atingiu "os 51 HL (hectolitros) face aos 47 HL em 2016", refletindo "quer o aumento do nível de confiança económica dos consumidores, quer o incremento da atividade turística em Portugal no último ano".

Além disso, "as exportações, que rondam os 200 milhões de litros, ajudam a sustentar o equilíbrio da balança comercial nacional", adiantam os Cervejeiros de Portugal.

"Os resultados de 2017 demonstraram que este é um setor em permanente renovação bem patente na proliferação de cada vez mais empresas cervejeiras e microcervejeiras a lançar novos tipos de cervejas", acrescenta.

No que respeita à mudança do nome de APCV para Cervejeiros de Portugal, tal será acompanhado da alteração do logótipo, renovação do 'site' e ativação das suas redes sociais.

"A mudança de designação de marca, a par de uma renovação gráfica da associação, pretende reforçar o posicionamento de inovação, dinamismo e modernização que queremos projetar para este setor", afirma François-Xavier Mahot, presidente dos Cervejeiros de Portugal, citado no comunicado.

"Um processo que resulta do compromisso e união de todos os parceiros empenhados na promoção de uma verdadeira cultura da cerveja e do seu valor estratégico para a economia nacional", conclui o responsável.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.