sicnot

Perfil

País

Sismos nos Açores vão continuar, dizem especialistas

Sismos nos Açores vão continuar, dizem especialistas

A ilha de São Miguel, nos Açores, está a viver esta segunda-feira uma crise sísmica que poderá prolongar-se por vários dias. Centenas de abalos de baixa e média magnitude foram registados desde a madrugada de segunda-feira. Pelo menos 28 foram sentidos pela população, mas não há vítimas nem estragos.

  • Geofísico alerta que população deve estar preparada para todo o tipo de sismos
    3:49

    País

    A ilha de São Miguel nos Açores está a passar por uma crise sísmica mais forte que o costume. Cerca de 300 tremores de terra foram sentidos desde as 23:47 de domingo. Miguel Miranda, geofísico e presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi convidado do Jornal da Noite da SIC para comentar o assunto. O presidente do IPMA fala na importância da população conhecer todos os ambientes em que vai circular, quer esteja numa ilha, ou no continente, para assim estar melhor preparada em caso de sismo.

  • As recomendações da Proteção Civil dos Açores
    1:35

    País

    A Proteção Civil emitiu uma série de recomendações porque as réplicas de sismo podem durar dias ou meses. Pede que os habitantes evitem as praias por causa de eventuais ondas de maior dimensão. Devem evitar também usar fósforos ou isqueiros por risco de explosão devido a fugas de gás.

  • IPMA admite que sismos possam aumentar de intensidade nos Açores
    1:02

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera admite que podemos ocorrer um cenário catastrófico, nos Açores. O presidente do IPMA, Miguel Miranda, avisa que não é preciso entrar em paranóia, mas é preciso que a população seja prudente e esteja preparada, porque os sismos podem aumentar de magnitude nas próximas horas.

  • Terra deverá continuar a tremer nos Açores
    1:07

    País

    O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) confirma que a população já sentiu cerca de 20 sismos desde a madrugada. E avisa que a atividade sísmica deve manter-se nas próximas horas, principalmente no centro da ilha de São Miguel, de acordo com João Luís Gaspar.

  • Um Rio de críticas a António Costa
    3:47