sicnot

Perfil

País

Hoje é notícia

O Presidente da República prossegue a visita de Estado a Espanha, com uma agenda dividida entre a economia e a cultura e que incluirá também um encontro com o chefe do Governo espanhol. Polícias e militares promovem, em Lisboa, uma conferência de imprensa para anunciar ações face à ausência de respostas do Governo sobre o descongelamento de carreiras. Os pilotos e pessoal de cabine e de terra da Air France cumprem mais um dia de greve. Em Londres, tem hoje início a Cimeira da Commonwealth.

A agenda de Marcelo Rebelo de Sousa prevê, também, uma intervenção no hemiciclo das Cortes Gerais de Espanha. Logo pela manhã, o chefe de Estado irá falar na abertura de um Encontro Empresarial Espanha-Portugal, na sede da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), e encontrar-se com jovens portugueses, na residência do embaixador de Portugal em Madrid, Francisco Ribeiro de Menezes.

Perto da hora de almoço, o Presidente da República irá reunir-se com Mariano Rajoy, no Palácio da Moncloa, sede do Governo espanhol e, à tarde, fará uma intervenção no hemiciclo das Cortes Gerais de Espanha.

Na companhia de Felipe VI, visitará a exposição "Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura", no Museu Reina Sofia, e ao fim do dia oferecerá, no Palácio do Pardo, uma receção de retribuição em honra dos reis de Espanha, na qual já disse que gostaria de contar com a presença do futebolista Cristiano Ronaldo, melhor marcador da história do Real Madrid e da seleção portuguesa.

De acordo com a Presidência da República, o programa desta visita ao país vizinho e principal parceiro económico de Portugal "permitirá ilustrar a vitalidade do relacionamento cultural, académico e económico entre ambos os países, bem como manter contacto com a comunidade portuguesa em Espanha".

A deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa surge na sequência da visita de Estado dos reis de Espanha a Portugal em novembro de 2016. Antes, oito dias após ter tomado posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se a Madrid em visita oficial, na tarde de 17 de março de 2017, vindo do Vaticano, para um encontro com o rei de Espanha, seguido de um jantar no Palácio Real.

Polícias e militares realizam conferência de imprensa para anunciar formas de luta


Polícias e militares promovem hoje, em Lisboa, uma conferência de imprensa para anunciar ações face à ausência de respostas do Governo sobre o descongelamento de carreiras.

A conferência de imprensa é realizada pelas associações Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), Nacional de Sargentos (ANS), de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) e de Praças (AP), Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) e Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP).

Depois de terem enviado uma moção ao primeiro-ministro e um documento ao Presidente da República para exigirem o descongelamento das carreiras como está previsto no Orçamento do Estado de 2018, os dirigentes das estruturas que representam os elementos das forças de segurança e militares das Forças Armadas realizam a conferência de imprensa devido "à ausência de soluções concretas".

Greve na Air France


Os pilotos e pessoal de cabine e de terra da Air France cumprem hoje mais um dia de greve, que obrigou a companhia aérea francesa a anular 30% do programa de voos de hoje, dois dos quais a partir de Portugal.

A companhia precisou em comunicado que prevê garantir 55% dos voos de longo curso e 65% dos voos europeus com saída ou chegada no aeroporto de Charles de Gaulle em Paris e 80% dos voos domésticos.

Em relação a Portugal, fonte da companhia aérea referiu à Lusa que serão cancelados dois voos a partir de Portugal, um Porto-Paris e outro Lisboa-Paris Charles de Gaulle, estando a ser encontradas soluções alternativas para todos os passageiros.

Cimeira da Commonwealth em Londres


A cidade de Londres acolhe hoje representantes de 53 países que compõem a Commonwealth, numa cimeira que conta com o embaixador de Moçambique na organização.

A cimeira anual que hoje tem início, com a presença da rainha de Inglaterra, inclui o Zimbabué, um país que regressa desta forma aos palcos internacionais, 15 anos depois de ter sido suspenso da comunidade britânica. O Zimbabué é representado nos trabalhos pelo chefe da diplomacia do país, Sibusino Moyo, que não participará, porém, nas deliberações finais.


O Presidente francês, Emmanuel Macron, discursa hoje em Estrasburgo no plenário do Parlamento Europeu, apresentando aquelas que são as linhas mestras da política francesa para a União Europeia.

Às 10:00 locais (09:00 em Lisboa), o Presidente francês debate com os eurodeputados o futuro da Europa.Macron irá reunir-se com os presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, estando prevista uma conferência de imprensa conjunta.

Rede acusada de tráfico humano da Roménia e Bulgária conhece acórdão em Lisboa


Os 26 arguidos acusados de pertencerem a uma alegada rede criminosa que traficava pessoas da Roménia e da Bulgária para Portugal, para fins de exploração sexual e laboral, conhecem hoje o acórdão no Tribunal de Monsanto, em Lisboa.

Os arguidos, 11 homens e seis mulheres de nacionalidade romena, quatro homens e uma mulher búlgaros e quatro homens portugueses, um deles advogado, estão acusados, cada um, de um crime de associação criminosa e de 35 crimes de tráfico de pessoas.

Segundo a acusação, os arguidos organizaram uma estrutura humana e logística, estável e hierarquizada, com distinções de tarefas, de responsabilidades e de ganhos, visando trazer para Portugal pessoas de famílias com dificuldades económicas e com pouca formação escolar, para depois as alojarem em habitações no centro e sul do país "em condições degradantes e sub-humanas", havendo situações em que passavam fome.

Bastonária inicia reuniões por todo o país sobre falta de nutricionistas no SNS


A bastonária da Ordem dos Nutricionistas inicia em Lisboa um conjunto de reuniões que a vai levar a vários pontos do país e nas quais pretende alertar para a falta destes profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Alexandra Bento disse à agência Lusa que este conjunto de reuniões vai decorrer até novembro, para "conhecer a realidade profissional dos nutricionistas", tendo escolhido como tema os "nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde", que considerou escassos.

Alexandra Bento fará visitas a vários centros hospitalares e ao agrupamento de centros de Saúde da Arrábida, em Setúbal, justificando que não poderia visitar "grandes centros de Saúde, porque não têm nutricionistas", o que lamentou.

As visitas terão início na zona de Lisboa e Vale do Tejo e continuarão nas regiões norte e centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, num total de 40 instituições.

Associação Acesso Cultura promove debate em seis cidades


A relação das organizações culturais com a política vai estar no centro de um debate organizado pela Associação Acesso Cultura, que decorre hoje em seis cidades do país, com entrada livre.

De acordo com a organização, o debate vai decorrer em simultâneo, às 18:30, em Évora, Funchal, Lisboa, Porto, S. Brás de Alportel e Vila Nova de Famalicão, com tradução em língua gestual em Lisboa e no Porto.

"Podem/Devem as organizações culturais fazer política? e Podem/Devem as organizações culturais ser neutras?" e o seu impacto nos públicos são as principais questões que este debate vai levantar na presença de comentadores, artistas, programadores culturais, professores e jornalistas.

Teatro do Vestido recorda luta contra a ditadura e repressão


O Teatro do Vestido apresenta, entre hoje e sábado, em Lisboa, a produção "Elas Também Estiveram Lá - quotidianos de resistência e de revolução de mulheres", que recorda a luta contra a ditadura e a repressão.

Os "quotidianos de resistência" são evocados num percurso dramatizado, entre a Avenida da Liberdade e o Cinema São Jorge, através de testemunhos de mulheres, acerca da sua vivência durante a ditadura do Estado Novo, o dia 25 de Abril de 1974 e o processo revolucionário que se lhe seguiu.

A peça tem texto e direção de Joana Craveiro, que também interpreta, com Ainhoa Vidal, Inês Rosado, Joana Margarida Lis, Tânia Guerreiro e Vera Bibi, e fica em cena, a partir de hoje, até sábado, no âmbito do festival Abril em Lisboa.Os bilhetes são levantados no próprio dia do espetáculo, na bilheteira do Cinema São Jorge, a partir das 13:00.

Prémio Estação Imagem em Coimbra


O programa do Prémio Estação Imagem, que decorre pela primeira vez em Coimbra, entre hoje a 30 de maio, acolhe nove exposições, de fotojornalistas como Michael Nichols e Marco Longari.

Do primeiro ao último dia do evento, 30 de maio, as exposições vão ocupar diversos espaços da cidade, como o antigo refeitório de Santa Cruz, o Convento São Francisco, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e a antiga prisão académica da Biblioteca Joanina.

Por Coimbra, vão estar expostos trabalhos de fotojornalistas como Michael Nichols, da National Geographic, Marco Longari, da Agence France-Presse, e Isadora Kosofsky, fotógrafa sediada em Los Angeles.

Com Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
    0:53

    País

    José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59