sicnot

Perfil

Abandonados

Locais que já foram importantes na vida dos portugueses, que têm uma história para contar e em que o passado é uma imagem muito diferente do presente feito de destruição e vandalismo. Comente no Twitter com a hashtag #abandonados

  • Fundição Alba em Albergaria-a-Velha
    23:07

    Abandonados

    O Abandonados foi conhecer a história do único carro que do motor à carroçaria foi feito em Portugal, o Alba, e a fábrica onde nasceu em Albergaria- a-Velha. Foi desta fundição, que chegou a ser a maior do país, que saíram também bancos de jardim e candeeiros, instalados de norte a sul de Portugal.

    Abandonados

  • A Escola Prática de Cavalaria
    23:14

    Abandonados

    No 41º aniversário da Revolução, o Abandonados visitou o local de onde saiu o 25 de abril. A Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, foi um antigo quartel do exército e berço do dia da liberdade em Portugal . Está abandonada desde 2006.

    Abandonados

  • A história do Foguete
    22:06

    Abandonados

    O Foguete, um dos comboios mais importantes na história da CP, esteve durante 20 anos a apodrecer. Agora está guardado sem se saber exatamente qual vai ser o seu futuro. O Museu Ferroviário quer recuperá-lo mas falta para já o dinheiro, mais de um milhão de euros. Se houver financiamento, o Foguete vai ocupar, ao lado dos antigos comboios real e presidencial, o lugar que lhe é devido na história dos transportes.

    Abandonados

  • Regresso às Termas de Radium
    15:04

    Abandonados

    Este domingo foi dia de Abandonados. De duas em duas semanas, a SIC mostra-lhe locais que já foram importantes e que nos últimos anos foram deixados à sua sorte. Foi o caso das Termas Radium, um sítio em Sortelha, na Guarda, que no inicio do século XX era um hotel e uma referência para médicos e doentes.

    Abandonados

  • O mistério do Klemens
    12:40

    Abandonados

    O Abandonados regressa com uma nova temporada com locais que parecem ter sido esquecidos e que sofrem o desgaste do tempo e do vandalismo. A primeira estória é diferente e esmiúça o mistério de um barco holandês chamado Klemens, encalhado em Vila Nova de Milfontes. É um mistério não só pelo passado e pela forma como veio parar à costa portuguesa mas também pelo presente. Corridos 20 anos sobre o naufrágio ninguém se entende para retirar o Klemens do areal.

    Abandonados