sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Lily James é a nova Cinderela

Cartaz Cinema

Lily James é a nova Cinderela

Os estúdios Disney voltam a filmar a história de “Cinderela”, desta vez com actores de carne e osso. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também, no domínio do DVD, a edição de seis títulos do mestre indiano Satyajit Ray.

Foi em 1950 que Walt Disney produziu a versão animada de “Cinderela”. Agora, a fábula de Charles Perrault regressa ao cinema, sob a direcção de Kenneth Branagh e, desta vez, com actores — Lily James é a jovem que perdeu o seu sapato no baile do príncipe, liderando um elenco que inclui Cate Blanchett na personagem da malévola madrasta. 

“Cake – Um Sopro de Vida” valeu a Jennifer Aniston uma nomeação nos Globos de Ouro. A actriz de comédias surgiu aqui num registo bem diferente, profundamente dramático: Aniston interpreta uma mulher que, na sequência de um acidente, ficou a sofrer de dores crónicas — e os medicamentos que usa sem receita estão a produzir efeitos nefastos...

O francês Pierre Morel dirigiu “O Atirador”, uma história de vingança centrada na figura de um mercenário que enfrenta as consequências de uma missão violenta que teve lugar no Congo. Sean Penn lidera um elenco em que surgem também Javier Bardem e Idris Elba.

Na área do DVD, o destaque vai para a edição de uma caixa com seis títulos de Satyajit Ray (1921-1992): são obras realizadas nas décadas de 60/70 — incluindo clássicos como “A Grande Cidade” e “Charulata” —, reflectindo as transformações e as mudanças de valores da sociedade da Índia.

Sempre empenhado em abordar a história do seu país, Edgar Reitz propõe em “Heimat” (2013) uma visão crítica da vida rural na Alemanha de meados do século XIX. Também já disponível em DVD, este é mais um exemplo da vitalidade da obra do veterano Reitz.

* Banda sonora: “Juno” (2007), de Jason Reitman

> “Anyone Else But You”, The Moldy Peaches

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade.