sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Lily James é a nova Cinderela

Cartaz Cinema

Lily James é a nova Cinderela

Os estúdios Disney voltam a filmar a história de “Cinderela”, desta vez com actores de carne e osso. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também, no domínio do DVD, a edição de seis títulos do mestre indiano Satyajit Ray.

Foi em 1950 que Walt Disney produziu a versão animada de “Cinderela”. Agora, a fábula de Charles Perrault regressa ao cinema, sob a direcção de Kenneth Branagh e, desta vez, com actores — Lily James é a jovem que perdeu o seu sapato no baile do príncipe, liderando um elenco que inclui Cate Blanchett na personagem da malévola madrasta. 

“Cake – Um Sopro de Vida” valeu a Jennifer Aniston uma nomeação nos Globos de Ouro. A actriz de comédias surgiu aqui num registo bem diferente, profundamente dramático: Aniston interpreta uma mulher que, na sequência de um acidente, ficou a sofrer de dores crónicas — e os medicamentos que usa sem receita estão a produzir efeitos nefastos...

O francês Pierre Morel dirigiu “O Atirador”, uma história de vingança centrada na figura de um mercenário que enfrenta as consequências de uma missão violenta que teve lugar no Congo. Sean Penn lidera um elenco em que surgem também Javier Bardem e Idris Elba.

Na área do DVD, o destaque vai para a edição de uma caixa com seis títulos de Satyajit Ray (1921-1992): são obras realizadas nas décadas de 60/70 — incluindo clássicos como “A Grande Cidade” e “Charulata” —, reflectindo as transformações e as mudanças de valores da sociedade da Índia.

Sempre empenhado em abordar a história do seu país, Edgar Reitz propõe em “Heimat” (2013) uma visão crítica da vida rural na Alemanha de meados do século XIX. Também já disponível em DVD, este é mais um exemplo da vitalidade da obra do veterano Reitz.

* Banda sonora: “Juno” (2007), de Jason Reitman

> “Anyone Else But You”, The Moldy Peaches

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas.

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Oposição alarga protesto e anuncia "tomada da Venezuela"

    Mundo

    A oposição venezuelana recusou esta quinta-feira a proibição de manifestações decretada pelo Governo e avisou que, em resposta, ampliará o protesto previsto para sexta-feira, passando de uma "tomada de Caracas" para uma "tomada da Venezuela".

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC