sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Lily James é a nova Cinderela

Cartaz Cinema

Lily James é a nova Cinderela

Os estúdios Disney voltam a filmar a história de “Cinderela”, desta vez com actores de carne e osso. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também, no domínio do DVD, a edição de seis títulos do mestre indiano Satyajit Ray.

Foi em 1950 que Walt Disney produziu a versão animada de “Cinderela”. Agora, a fábula de Charles Perrault regressa ao cinema, sob a direcção de Kenneth Branagh e, desta vez, com actores — Lily James é a jovem que perdeu o seu sapato no baile do príncipe, liderando um elenco que inclui Cate Blanchett na personagem da malévola madrasta. 

“Cake – Um Sopro de Vida” valeu a Jennifer Aniston uma nomeação nos Globos de Ouro. A actriz de comédias surgiu aqui num registo bem diferente, profundamente dramático: Aniston interpreta uma mulher que, na sequência de um acidente, ficou a sofrer de dores crónicas — e os medicamentos que usa sem receita estão a produzir efeitos nefastos...

O francês Pierre Morel dirigiu “O Atirador”, uma história de vingança centrada na figura de um mercenário que enfrenta as consequências de uma missão violenta que teve lugar no Congo. Sean Penn lidera um elenco em que surgem também Javier Bardem e Idris Elba.

Na área do DVD, o destaque vai para a edição de uma caixa com seis títulos de Satyajit Ray (1921-1992): são obras realizadas nas décadas de 60/70 — incluindo clássicos como “A Grande Cidade” e “Charulata” —, reflectindo as transformações e as mudanças de valores da sociedade da Índia.

Sempre empenhado em abordar a história do seu país, Edgar Reitz propõe em “Heimat” (2013) uma visão crítica da vida rural na Alemanha de meados do século XIX. Também já disponível em DVD, este é mais um exemplo da vitalidade da obra do veterano Reitz.

* Banda sonora: “Juno” (2007), de Jason Reitman

> “Anyone Else But You”, The Moldy Peaches

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06