sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Para redescobrir Paulo Rocha

cartaz de cinema

Para redescobrir Paulo Rocha

O derradeiro filme de Paulo Rocha, “Se Eu Fosse ladrão... Roubava”, estreia-se em paralelo com a reposição das suas duas primeiras longas-metragens.João Lopes comenta algumas das principais novidades da semana, destacando também o lançamento em DVD do filme de vampiros “Só os Amantes Sobrevivem”.

Paulo Rocha (1935-2012) é um nome fulcral do Cinema Novo e também um dos mais importantes autores do cinema português do último meio século. Chega agora às salas o último filme que assinou, “Se Eu Fosse Ladrão... Roubava”, uma reflexão sobre os destinos da identidade portuguesa, tendo como ponto de partida as memórias familiares do próprio realizador. Ao mesmo tempo, são repostos os seus dois primeiros títulos, “Os Verdes Anos” (1963) e “Mudar de Vida” (1966), ambos em cópias digitais restauradas.

“É Difícil Ser um Deus” foi o último trabalho de um nome grande do cinema soviético e russo, Alexei German (1938-2013). A sua obra chega assim, finalmente, às salas portuguesas através de um épico futurista passado num planeta que vive em condições “medievais” — é uma adaptação de um livro dos irmãos Strugatskyi.

Atom Egoyan tem sido nas últimas duas décadas um dos nomes principais da produção canadiana: “Prisioneira” (apresentado na competição de Cannes 2014) é uma história inquietante, mais ou menos policial, construída em torno do desaparecimento de uma jovem — Ryan Reynolds interpreta a personagem central.

No DVD, o destaque vai para “Só os Amantes Sobrevivem” (2013), mais uma irónica proposta de Jim Jarmusch: uma saga de vampiros localizada na cidade de Detroit, nos dias de hoje. Nos papéis principais, encontramos Tilda Swinton e Tom Hiddleston.

* Banda sonora: “Moulin Rouge!” (2001), de Baz Luhrmann

> “Nature Boy”, David Bowie

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.