sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Zhang Yimou revê a história da China

cartaz cinema

Zhang Yimou revê a história da China

Em “Regresso a Casa”, Zhang Yimou traça um fresco histórico da China, a partir do período da Revolução Cultural.João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também o lançamento em DVD de “Adeus à Linguagem”, de Jean-Luc Godard.

Zhang Yimou revisita as convulsões da Revolução Cultural chinesa a partir das vivências dramáticas de um casal — é um fresco histórico e, ao mesmo tempo, um retrato intimista e comovente. Gong Li, actriz “fetiche” do cineasta, volta a ser a protagonista.

Chris Columbus, o realizador de “Sozinho em Casa” (1990), aborda agora o universo dos videojogos: “Pixels” é uma aventura, ao mesmo tempo cómica e fantástica, de um grupo de amigos forçados a enfrentar uma invasão extraterrestre feita com personagens dos próprios jogos...

“Até à Eternidade” regressa aos ecrãs, em cópia restaurada. Filme sobre os bastidores da Segunda Guerra Mundial, dirigido por Fred Zinnemann, com um elenco que inclui Burt Lancaster, Frank Sinatra e Donna Reed, foi o grande vencedor dos Óscares referentes a 1953.

“Uma Mulher, uma Arma e uma Loja de Massas” (2009), outro filme de Zhang Yimou, é o primeiro destaque entre os DVD: uma comédia muito negra, em cenários chineses, mas inspirada em “Blood Simple” (1984), dos irmãos Coen.

Também em DVD, já pode ser visto “Adeus à Linguagem”, uma experiência de Jean-Luc Godard que, nas salas, passou em 3D — ou como Godard continua a ser um dos grandes experimentadores do cinema contemporâneo.

* Banda sonora: “Salve-se quem Puder” (1979), de Jean-Luc Godard

> “L’Imaginaire”, Gabriel Yared

  • "Estão a gozar com os portugueses, esta abordagem tem de mudar"
    6:45

    Opinião

    José Gomes Ferreira acusa as autoridades e o poder político de continuarem a abordar o problema da origem dos fogos de uma forma que considera errada. Em entrevista, no Primeiro Jornal, o diretor adjunto da SIC, considera que a causa dos fogos "é alguém querer que a floresta arda". José Gomes Ferreira sublinha que não se aprendeu com os erros e que "estão a gozar com os portugueses".

    José Gomes Ferreira

  • "Os portugueses dispensam um chefe de Governo que lhes diz que isto vai acontecer outra vez"
    6:32

    Opinião

    Perante o cenário provocado pelos incêndios, os portugueses querem um chefe de Governo que lhes diga como é que uma tragédia não volta a repetir-se e não, como disse António Costa, que não tem uma fórmula mágica para resolver o problemas dos fogos florestais. A afirmação é de Bernardo Ferrão, da SIC, que questiona ainda a autoridade da ministra da Administração Interna para ir a um centro de operações, uma vez que é contestada por toda a gente.

  • Portugal precisa de "resultados em contra-relógio, após décadas de desordenamento florestal"
    1:18
  • Jornalista que denunciou corrupção do Governo de Malta morre em explosão

    Mundo

    A jornalista Daphne Caruana Galizia, que acusou o Governo de Malta de corrupção, morreu esta segunda-feira, numa explosão de carro. O ataque acontece duas semanas depois de a jornalista maltesa recorrer à polícia, para dizer que estava a receber ameaças de morte. A morte acontece quatro meses após a vitória do Partido Trabalhista de Joseph Muscat, nas eleições antecipadas pelo primeiro-ministro, após as alegações da jornalista, que o ligavam a si e à sua mulher ao escândalo dos Panama Papers. O casal negou as acusações de que teriam usado uma offshore para esconder pagamentos do Governo do Azerbaijão.