sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Zhang Yimou revê a história da China

cartaz cinema

Zhang Yimou revê a história da China

Em “Regresso a Casa”, Zhang Yimou traça um fresco histórico da China, a partir do período da Revolução Cultural.João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também o lançamento em DVD de “Adeus à Linguagem”, de Jean-Luc Godard.

Zhang Yimou revisita as convulsões da Revolução Cultural chinesa a partir das vivências dramáticas de um casal — é um fresco histórico e, ao mesmo tempo, um retrato intimista e comovente. Gong Li, actriz “fetiche” do cineasta, volta a ser a protagonista.

Chris Columbus, o realizador de “Sozinho em Casa” (1990), aborda agora o universo dos videojogos: “Pixels” é uma aventura, ao mesmo tempo cómica e fantástica, de um grupo de amigos forçados a enfrentar uma invasão extraterrestre feita com personagens dos próprios jogos...

“Até à Eternidade” regressa aos ecrãs, em cópia restaurada. Filme sobre os bastidores da Segunda Guerra Mundial, dirigido por Fred Zinnemann, com um elenco que inclui Burt Lancaster, Frank Sinatra e Donna Reed, foi o grande vencedor dos Óscares referentes a 1953.

“Uma Mulher, uma Arma e uma Loja de Massas” (2009), outro filme de Zhang Yimou, é o primeiro destaque entre os DVD: uma comédia muito negra, em cenários chineses, mas inspirada em “Blood Simple” (1984), dos irmãos Coen.

Também em DVD, já pode ser visto “Adeus à Linguagem”, uma experiência de Jean-Luc Godard que, nas salas, passou em 3D — ou como Godard continua a ser um dos grandes experimentadores do cinema contemporâneo.

* Banda sonora: “Salve-se quem Puder” (1979), de Jean-Luc Godard

> “L’Imaginaire”, Gabriel Yared

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC