sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Uma memória nostálgica de James Dean

CARTAZ CINEMA

Uma memória nostálgica de James Dean

No seu filme “Life”, o realizador Anton Corbijn evoca a figura mítica de James Dean. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento de “As Mil e uma Noites” (vol. 2), o título português candidato a uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro, e também a edição em DVD de um clássico do francês Jean Vigo.

As imagens nostálgicas de James Dean (1931-1955) regressam no filme “Life”, de Anton Corbijn. Em foco está o período em que Dean começava a ser conhecido através de “A Leste do Paraíso”, de Elia Kazan, e muito em particular as fotografias que dele fez Dennis Stock, nome fundamental na história da agência Magnum.

“Everest”, de Baltasar Kormákur, aposta na evocação de uma escalada dramática da mais alta montanha do mundo. Com um elenco que inclui, entre outros, Josh Brolin, Jake Gyllenhaal e Keira Knightley, foi o título mostrado na abertura oficial do Festival de Veneza.

“As Mil e uma Noites”, de Miguel Gomes, continua a marcar presenças nas salas de cinema, agora com a estreia da sua segunda parte (“O Desolado”) — em foco o Portugal contemporâneo, através do cruzamento de histórias reais com as narrativas fantásticas de Xerazade.

“O Último dos Injustos” (2013), de Claude Lanzmann, já está disponível em DVD. Retomando o trabalho desenvolvido ao longo da sua filmografia, em particular no monumental “Shoah” (1985), Lanzmann prolonga a sua evocação do Holocausto, através de um método que privilegia, não as imagens de arquivo, mas os testemunhos falados.

Na sua vida breve, Jean Vigo (1905-1934) assinou um conjunto de títulos que persistem como um exemplo excepcional de

entendimento poético do cinema. O seu filme final, “A Atalante” (1934), uma dramática história de amor no cenário de uma barcaça no rio Sena, reapareceu agora em DVD.

* Banda sonora: “Romance no Alto Mar” (1948), de Michael Curtiz

> “It’s Magic”, Doris Day

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.