sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Uma memória nostálgica de James Dean

CARTAZ CINEMA

Uma memória nostálgica de James Dean

No seu filme “Life”, o realizador Anton Corbijn evoca a figura mítica de James Dean. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento de “As Mil e uma Noites” (vol. 2), o título português candidato a uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro, e também a edição em DVD de um clássico do francês Jean Vigo.

As imagens nostálgicas de James Dean (1931-1955) regressam no filme “Life”, de Anton Corbijn. Em foco está o período em que Dean começava a ser conhecido através de “A Leste do Paraíso”, de Elia Kazan, e muito em particular as fotografias que dele fez Dennis Stock, nome fundamental na história da agência Magnum.

“Everest”, de Baltasar Kormákur, aposta na evocação de uma escalada dramática da mais alta montanha do mundo. Com um elenco que inclui, entre outros, Josh Brolin, Jake Gyllenhaal e Keira Knightley, foi o título mostrado na abertura oficial do Festival de Veneza.

“As Mil e uma Noites”, de Miguel Gomes, continua a marcar presenças nas salas de cinema, agora com a estreia da sua segunda parte (“O Desolado”) — em foco o Portugal contemporâneo, através do cruzamento de histórias reais com as narrativas fantásticas de Xerazade.

“O Último dos Injustos” (2013), de Claude Lanzmann, já está disponível em DVD. Retomando o trabalho desenvolvido ao longo da sua filmografia, em particular no monumental “Shoah” (1985), Lanzmann prolonga a sua evocação do Holocausto, através de um método que privilegia, não as imagens de arquivo, mas os testemunhos falados.

Na sua vida breve, Jean Vigo (1905-1934) assinou um conjunto de títulos que persistem como um exemplo excepcional de

entendimento poético do cinema. O seu filme final, “A Atalante” (1934), uma dramática história de amor no cenário de uma barcaça no rio Sena, reapareceu agora em DVD.

* Banda sonora: “Romance no Alto Mar” (1948), de Michael Curtiz

> “It’s Magic”, Doris Day

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.