sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

As atribulações de uma cantora de ópera

cartaz cinema

As atribulações de uma cantora de ópera

Catherine Frot é a notável intérprete principal de “Marguerite”, história de uma cantora de ópera que não sabe... cantar! João Lopes comenta as novidades da semana, destacando também os lançamentos em DVD de “Taxi” e “Um Ano Muito Violento”.

“Marguerite” baseia-se no caso verídico de uma dama da alta sociedade, na década de 1920, que canta ópera com uma dedicação que só tem um pequeno problema: é que ela é péssima a cantar... Catherine Frot interpreta as atribulações de uma personagem que o realizador Xavier Giannoli encena com um misto de crueza e ternura.

Os vampiros regressam ao cinema, agora num registo assumidamente paródico, proveniente da Nova Zelândia: “O Que Fazemos nas Sombras”, de Jemaine Clement e Taika Waititi, imagina o que seria uma equipa documental a registar a vida íntima de um grupo de simpáticos vampiros...

Distinguido com o Urso de Ouro do Festival de Berlim, “Taxi” é mais um filme com que o iraniano Jafar Panahi responde à interdição de trabalhar decidida pelas autoridades do seu país: um retrato do dia a dia de um motorista de taxi (interpretado pelo próprio Panahi) que funciona como um fresco sobre a diversidade interior da sociedade do Irão — acaba de sair em DVD.

Também em DVD, já pode ser visto ou revisto um dos grandes títulos americanos de 2014: “Um Ano Muito Violento”, de J. C. Chandor, retrata as convulsões que abalaram Nova Iorque, em 1981, a partir de conflitos entre diversas empresas de distribuição de gaz — com Oscar Isaac e Jessica Chastain nos papéis principais.

* Banda sonora: “Titanic” (1997), de James Cameron

> “Danúbio Azul”, I Salonisti

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.