sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Julia Roberts destaca-se em drama policial

Julia Roberts destaca-se em drama policial

Há quem diga que a composição de Julia Roberts em “O Segredo dos Seus Olhos” lhe pode valer, em 2016, uma nomeação para o Oscar de melhor actriz secundária. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Montanha”, primeira longa-metragem do português João Salaviza, e a produção alemã “Perdida em Mim”.

Julia Roberts está no centro de um drama policial em que também se destacam as composições de Nicole Kidman e Chiwetel Ejioford: “O Segredo dos Seus Olhos” é a versão americana do filme homónimo que, em 2010, deu o Oscar de melhor filme estrangeiro à Argentina — a realização tem assinatura de Billy Ray.

Confirmando as componentes das suas curtas-metragens “Arena” (2009) e “Rafa” (2012), João Salaviza volta a abordar uma história de uma adolescência à deriva, de magoadas referências familiares — “Montanha”, o seu primeiro título em formato longo, esteve na Semana da Crítica de Veneza e chega agora às salas de cinema.

Exemplo de um cinema alemão de grande rigor psicológico e elaborada observação social, “Perdida em Mim”, de Jan Schomburg, narra a história atribulada de uma mulher atingida por uma lesão cerebral — destaque para a interpretação de Maria Schrader.

E a saga “The Hunger Games”, sobre um futuro distópico sujeito a uma ditadura televisiva, chega ao seu derradeiro capítulo: “A Revolta – Parte 2” volta a ser dirigido por Francis Lawrence, com Jennifer Lawrence, naturalmente, a retomar a personagem da rebelde Katniss Everdeen.

É um dos maiores sucessos globais da história dos desenhos animados: “Mínimos”, de Kyle Balda e Pierre Coffin, já está disponível em DVD e Blu-ray, numa edição com vários extras, incluindo novas curtas-metragens dos bonequinhos amarelos que andam à procura de um líder para a sua divertida comunidade.

* Banda sonora: “Sicario” (2015), de Denis Villeneuve

> “The Border”, Jóhann Jóhannson

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.