sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Brie Larson a caminho do Oscar

CARTAZ CINEMA

Brie Larson a caminho do Oscar

Em Hollywood, quase todas as previsões vão neste sentido: a extraordinária composição de Brie Larson em “Quarto” vai valer-lhe o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a reposição da obra integral de Andrei Tarkovsky.

“Quarto” é a história dramática, ao mesmo tempo angustiante e libertadora, de uma mãe e o seu filho de cinco anos que estão enclausurados, condenados a viver num pequeno “quarto” — com Brie Larson e Jacob Tremblay, a nova realização de Lenny Abrahamson (“Frank”) está nomeada para quatro Oscars, incluindo o de melhor filme de 2015.

As experiências com o 3D continuam a ter um lugar importante no mercado: “Lisbon Revisited” vem de Portugal e tem assinatura de Edgar Pêra, cineasta sempre apostado em experimentar as potencialidades das novas tecnologias — desta vez, o ponto de partida é a poesia de Fernando Pessoa.

Andrei Tarkovsky (1932-1986) volta a estar em destaque nas salas portuguesas, agora com a reposição integral da sua obra. É uma oportunidade especial para ver ou rever títulos como “Solaris” (1972) e “Stalker” (1979), verdadeiras odisseias cinematográficas em que o ser humano se confronta com os sinais do divino.

Outro cineasta em destaque é o chileno Patricio Guzmán (n. 1941), através do lançamento dos seus dois trabalhos mais recentes: “Nostalgia da Luz” (2010) e “O Botão de Nácar” (2015) — são documentários de raiz científica que se transfiguram em reflexões sobre a história do Chile, em particular ao longo do séc. XX.

* Banda sonora: “A Vila” (2004), de M. Night Shyamalan

> “The Gravel Road”, James Newton Howard

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.