sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Brie Larson a caminho do Oscar

CARTAZ CINEMA

Brie Larson a caminho do Oscar

Em Hollywood, quase todas as previsões vão neste sentido: a extraordinária composição de Brie Larson em “Quarto” vai valer-lhe o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a reposição da obra integral de Andrei Tarkovsky.

“Quarto” é a história dramática, ao mesmo tempo angustiante e libertadora, de uma mãe e o seu filho de cinco anos que estão enclausurados, condenados a viver num pequeno “quarto” — com Brie Larson e Jacob Tremblay, a nova realização de Lenny Abrahamson (“Frank”) está nomeada para quatro Oscars, incluindo o de melhor filme de 2015.

As experiências com o 3D continuam a ter um lugar importante no mercado: “Lisbon Revisited” vem de Portugal e tem assinatura de Edgar Pêra, cineasta sempre apostado em experimentar as potencialidades das novas tecnologias — desta vez, o ponto de partida é a poesia de Fernando Pessoa.

Andrei Tarkovsky (1932-1986) volta a estar em destaque nas salas portuguesas, agora com a reposição integral da sua obra. É uma oportunidade especial para ver ou rever títulos como “Solaris” (1972) e “Stalker” (1979), verdadeiras odisseias cinematográficas em que o ser humano se confronta com os sinais do divino.

Outro cineasta em destaque é o chileno Patricio Guzmán (n. 1941), através do lançamento dos seus dois trabalhos mais recentes: “Nostalgia da Luz” (2010) e “O Botão de Nácar” (2015) — são documentários de raiz científica que se transfiguram em reflexões sobre a história do Chile, em particular ao longo do séc. XX.

* Banda sonora: “A Vila” (2004), de M. Night Shyamalan

> “The Gravel Road”, James Newton Howard

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.