sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Brie Larson a caminho do Oscar

CARTAZ CINEMA

Brie Larson a caminho do Oscar

Em Hollywood, quase todas as previsões vão neste sentido: a extraordinária composição de Brie Larson em “Quarto” vai valer-lhe o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a reposição da obra integral de Andrei Tarkovsky.

“Quarto” é a história dramática, ao mesmo tempo angustiante e libertadora, de uma mãe e o seu filho de cinco anos que estão enclausurados, condenados a viver num pequeno “quarto” — com Brie Larson e Jacob Tremblay, a nova realização de Lenny Abrahamson (“Frank”) está nomeada para quatro Oscars, incluindo o de melhor filme de 2015.

As experiências com o 3D continuam a ter um lugar importante no mercado: “Lisbon Revisited” vem de Portugal e tem assinatura de Edgar Pêra, cineasta sempre apostado em experimentar as potencialidades das novas tecnologias — desta vez, o ponto de partida é a poesia de Fernando Pessoa.

Andrei Tarkovsky (1932-1986) volta a estar em destaque nas salas portuguesas, agora com a reposição integral da sua obra. É uma oportunidade especial para ver ou rever títulos como “Solaris” (1972) e “Stalker” (1979), verdadeiras odisseias cinematográficas em que o ser humano se confronta com os sinais do divino.

Outro cineasta em destaque é o chileno Patricio Guzmán (n. 1941), através do lançamento dos seus dois trabalhos mais recentes: “Nostalgia da Luz” (2010) e “O Botão de Nácar” (2015) — são documentários de raiz científica que se transfiguram em reflexões sobre a história do Chile, em particular ao longo do séc. XX.

* Banda sonora: “A Vila” (2004), de M. Night Shyamalan

> “The Gravel Road”, James Newton Howard

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.