sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Brie Larson a caminho do Oscar

CARTAZ CINEMA

Brie Larson a caminho do Oscar

Em Hollywood, quase todas as previsões vão neste sentido: a extraordinária composição de Brie Larson em “Quarto” vai valer-lhe o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a reposição da obra integral de Andrei Tarkovsky.

“Quarto” é a história dramática, ao mesmo tempo angustiante e libertadora, de uma mãe e o seu filho de cinco anos que estão enclausurados, condenados a viver num pequeno “quarto” — com Brie Larson e Jacob Tremblay, a nova realização de Lenny Abrahamson (“Frank”) está nomeada para quatro Oscars, incluindo o de melhor filme de 2015.

As experiências com o 3D continuam a ter um lugar importante no mercado: “Lisbon Revisited” vem de Portugal e tem assinatura de Edgar Pêra, cineasta sempre apostado em experimentar as potencialidades das novas tecnologias — desta vez, o ponto de partida é a poesia de Fernando Pessoa.

Andrei Tarkovsky (1932-1986) volta a estar em destaque nas salas portuguesas, agora com a reposição integral da sua obra. É uma oportunidade especial para ver ou rever títulos como “Solaris” (1972) e “Stalker” (1979), verdadeiras odisseias cinematográficas em que o ser humano se confronta com os sinais do divino.

Outro cineasta em destaque é o chileno Patricio Guzmán (n. 1941), através do lançamento dos seus dois trabalhos mais recentes: “Nostalgia da Luz” (2010) e “O Botão de Nácar” (2015) — são documentários de raiz científica que se transfiguram em reflexões sobre a história do Chile, em particular ao longo do séc. XX.

* Banda sonora: “A Vila” (2004), de M. Night Shyamalan

> “The Gravel Road”, James Newton Howard

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.