sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Os destaques de Cannes

Os destaques de Cannes

Ken Loach foi o grande vencedor do Festival de Cannes, com o seu “I, Daniel Blake”. João Lopes destaca alguns dos títulos marcantes do festival, assinalando ainda a estreia nas salas do mais recente filme do francês François Ozon.

Cannes/2016 foi um festival marcado por muitos temas de natureza social, reflectindo algumas crises contemporâneas — o filme vencedor da Palma de Ouro, “I, Daniel Blake”, do inglês Ken Loach, constitui, naturalmente, o primeiro destaque, a par de “la Fille Inconnue”, dos irmãos Dardenne.

Entretanto, nas salas portuguesas estreia-se o trabalho mais recente do francês François Ozon: “Uma Nova Amiga” é uma viagem pelos caminhos insólitos dos desejos masculinos e femininos, fazendo a crítica do romantismo através da adaptação de um conto de Ruth Rendell.

A novidade em DVD também passa pela literatura: Benoît Jacquot propõe uma nova versão de “Diário de uma Criada de Quarto”, de Octave Mirbeau, livro já adaptado por Jean Renoir (1946) e Luis Buñuel (1964) — Léa Seydoux assume o papel central.

* Banda sonora: “O Desprezo” (1963), de Jean-Luc Godard

> “Camille”, Georges Delerue

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.