sicnot

Perfil

Cartaz

Um filme sobre os limites da ciência

Um filme sobre os limites da ciência

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

As experiências de Stanley Milgram sobre o comportamento humano e a obediência à autoridade são o tema de "Experimenter", uma produção independente americana. João Lopes comenta as novidades da semana, incluindo a reposição do clássico "Dersu Uzala", do mestre japonês Akira Kurosawa.

“Experimenter”, de Michael Almereyda, evoca as polémicas experiências de Stanley Milgram, realizadas no começo dos anos 60 do século passado — é um filme dramático e perturbante sobre os limites técnicos e morais da própria ciência, contando com interpretações de Peter Saarsgard, Winona Ryder e John Leguizamo.

Com Isabelle Huppert a liderar o respectivo elenco, “Histórias de Bairro”, de Samuel Benchetrit encena uma rede de relações humanas em que a solidão é uma componente central — o resultado tem tanto de drama existencial como de comédia de costumes.

Os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, são evocados em “Race: 10 Segundos de Liberdade”, de Stephen Hopkins. No centro dos acontecimentos está o atleta afro-americano Jesse Owens que, com as suas quatro medalhas de ouro, desafiou a supremacia “ariana” proclamada pelos nazis.

O Verão continua a proporcionar algumas fundamentais reposições. Agora, surge “Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa, sobre a relação entre um explorador russo na Sibéria e o seu guia local — um belo filme humanista que, em representação da URSS, arrebatou o Oscar de melhor filme estrangeiro referente a 1975.

O DVD permite-nos reencontrar o trabalho pouco conhecido de Paul Newman como realizador. Assim, acaba de ser editado “A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas” (1972), um

drama no femino protagonizado por Joanne Woodward, mulher de Newman — a inspiração vem de uma peça de Paul Zindel, distinguida com um Pulitzer.

* Banda sonora: “Love Story” (1970), de Arthur Hiller

> Tema de "Love Story", Francis Lai

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Câmara de Lisboa reorganiza rede municipal de teatros
    2:52

    Cultura

    É uma pequena revolução na rede de teatros municipais em Lisboa. A Câmara, através da EGEAC, vai assumir a gestão do antigo teatro onde funcionou a Cornucópia, e que fechou há exatamente um ano. A autarquia de Lisboa vai ainda concessionar a gestão do Teatro Maria Matos, e abrir uma nova sala, para teatro infantil, em Belém. A informação foi avançada à SIC pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

    Notícia SIC

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC