sicnot

Perfil

Cartaz

Um filme sobre os limites da ciência

Um filme sobre os limites da ciência

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

As experiências de Stanley Milgram sobre o comportamento humano e a obediência à autoridade são o tema de "Experimenter", uma produção independente americana. João Lopes comenta as novidades da semana, incluindo a reposição do clássico "Dersu Uzala", do mestre japonês Akira Kurosawa.

“Experimenter”, de Michael Almereyda, evoca as polémicas experiências de Stanley Milgram, realizadas no começo dos anos 60 do século passado — é um filme dramático e perturbante sobre os limites técnicos e morais da própria ciência, contando com interpretações de Peter Saarsgard, Winona Ryder e John Leguizamo.

Com Isabelle Huppert a liderar o respectivo elenco, “Histórias de Bairro”, de Samuel Benchetrit encena uma rede de relações humanas em que a solidão é uma componente central — o resultado tem tanto de drama existencial como de comédia de costumes.

Os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, são evocados em “Race: 10 Segundos de Liberdade”, de Stephen Hopkins. No centro dos acontecimentos está o atleta afro-americano Jesse Owens que, com as suas quatro medalhas de ouro, desafiou a supremacia “ariana” proclamada pelos nazis.

O Verão continua a proporcionar algumas fundamentais reposições. Agora, surge “Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa, sobre a relação entre um explorador russo na Sibéria e o seu guia local — um belo filme humanista que, em representação da URSS, arrebatou o Oscar de melhor filme estrangeiro referente a 1975.

O DVD permite-nos reencontrar o trabalho pouco conhecido de Paul Newman como realizador. Assim, acaba de ser editado “A Influência dos Raios Gama no Comportamento das Margaridas” (1972), um

drama no femino protagonizado por Joanne Woodward, mulher de Newman — a inspiração vem de uma peça de Paul Zindel, distinguida com um Pulitzer.

* Banda sonora: “Love Story” (1970), de Arthur Hiller

> Tema de "Love Story", Francis Lai

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.