sicnot

Perfil

Cartaz

Um drama do Irão, uma história universal

CARTAZ CINEMA

Um drama do Irão, uma história universal

O cineasta iraniano Asghar Farhadi continua a filmar histórias dramáticas de casais enfrentando delicadas situações de crise. João Lopes destaca ainda a estreia do novo filme de Jennifer Lawrence e o lançamento em DVD e Blu-ray do documentário de Ron Howard sobre os Beatles.

Depois de “Uma Separação” (2011) e “O Passado” (2013), Asghar Farhadi filma, agora, o drama de um casal de actores que, em Teerão, estão a trabalhar numa encenação da peça “Morte de um Caixeiro Viajante” — “O Vendedor” ganhou os prémios de interpretação masculina (Shahab Hosseini) e argumento (para o próprio Farhadi) no Festival de Cannes.

Morten Tyldum, o norueguês que dirigiu “O Jogo da Imitação” (2014), com Benedict Cumberbatch, surge a assinar uma aventura de ficção científica centrada numa viagem de 120 anos em direcção a uma outra galáxia — “Passageiros” tem Jennifer Lawrence e Chris Pratt como intérpretes principais.

Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Helen Mirren e Michael Peña integram o elenco de “Beleza Colateral”, uma história de Natal centrada na crise emocional de um profissional da publicidade com dificuldades para enfrentar a morte de alguém muito próximo — A realização é de David Frankel.

Entretanto, no mercado do DVD e Blu-ray, um dos destaques do momento é a edição de “The Beatles – Eight Days a Week”, de Ron Howard, notável documentário sobre o período da década de 60 em que o sucesso dos Beatles passou, muito em particular, pelos concertos nos EUA. Especialmente importante é o trabalho de restauro do som de vários concertos.

Figura central da mais recente produção dinamarquesa, Thomas Vinterberg fez, com “A Comuna”, um drama intimista que é também uma reflexão sobre os limites de uma utopia social — o filme chegou também agora ao mercado do DVD.

* Banda sonora: “The White Diamond” (2004), de Werner Herzog

> “Dan sei dir Gott”, Händel

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC