sicnot

Perfil

Cartaz

Um drama do Irão, uma história universal

CARTAZ CINEMA

Um drama do Irão, uma história universal

O cineasta iraniano Asghar Farhadi continua a filmar histórias dramáticas de casais enfrentando delicadas situações de crise. João Lopes destaca ainda a estreia do novo filme de Jennifer Lawrence e o lançamento em DVD e Blu-ray do documentário de Ron Howard sobre os Beatles.

Depois de “Uma Separação” (2011) e “O Passado” (2013), Asghar Farhadi filma, agora, o drama de um casal de actores que, em Teerão, estão a trabalhar numa encenação da peça “Morte de um Caixeiro Viajante” — “O Vendedor” ganhou os prémios de interpretação masculina (Shahab Hosseini) e argumento (para o próprio Farhadi) no Festival de Cannes.

Morten Tyldum, o norueguês que dirigiu “O Jogo da Imitação” (2014), com Benedict Cumberbatch, surge a assinar uma aventura de ficção científica centrada numa viagem de 120 anos em direcção a uma outra galáxia — “Passageiros” tem Jennifer Lawrence e Chris Pratt como intérpretes principais.

Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Helen Mirren e Michael Peña integram o elenco de “Beleza Colateral”, uma história de Natal centrada na crise emocional de um profissional da publicidade com dificuldades para enfrentar a morte de alguém muito próximo — A realização é de David Frankel.

Entretanto, no mercado do DVD e Blu-ray, um dos destaques do momento é a edição de “The Beatles – Eight Days a Week”, de Ron Howard, notável documentário sobre o período da década de 60 em que o sucesso dos Beatles passou, muito em particular, pelos concertos nos EUA. Especialmente importante é o trabalho de restauro do som de vários concertos.

Figura central da mais recente produção dinamarquesa, Thomas Vinterberg fez, com “A Comuna”, um drama intimista que é também uma reflexão sobre os limites de uma utopia social — o filme chegou também agora ao mercado do DVD.

* Banda sonora: “The White Diamond” (2004), de Werner Herzog

> “Dan sei dir Gott”, Händel

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.