sicnot

Perfil

Cartaz

Um drama do Irão, uma história universal

CARTAZ CINEMA

Um drama do Irão, uma história universal

O cineasta iraniano Asghar Farhadi continua a filmar histórias dramáticas de casais enfrentando delicadas situações de crise. João Lopes destaca ainda a estreia do novo filme de Jennifer Lawrence e o lançamento em DVD e Blu-ray do documentário de Ron Howard sobre os Beatles.

Depois de “Uma Separação” (2011) e “O Passado” (2013), Asghar Farhadi filma, agora, o drama de um casal de actores que, em Teerão, estão a trabalhar numa encenação da peça “Morte de um Caixeiro Viajante” — “O Vendedor” ganhou os prémios de interpretação masculina (Shahab Hosseini) e argumento (para o próprio Farhadi) no Festival de Cannes.

Morten Tyldum, o norueguês que dirigiu “O Jogo da Imitação” (2014), com Benedict Cumberbatch, surge a assinar uma aventura de ficção científica centrada numa viagem de 120 anos em direcção a uma outra galáxia — “Passageiros” tem Jennifer Lawrence e Chris Pratt como intérpretes principais.

Will Smith, Edward Norton, Kate Winslet, Helen Mirren e Michael Peña integram o elenco de “Beleza Colateral”, uma história de Natal centrada na crise emocional de um profissional da publicidade com dificuldades para enfrentar a morte de alguém muito próximo — A realização é de David Frankel.

Entretanto, no mercado do DVD e Blu-ray, um dos destaques do momento é a edição de “The Beatles – Eight Days a Week”, de Ron Howard, notável documentário sobre o período da década de 60 em que o sucesso dos Beatles passou, muito em particular, pelos concertos nos EUA. Especialmente importante é o trabalho de restauro do som de vários concertos.

Figura central da mais recente produção dinamarquesa, Thomas Vinterberg fez, com “A Comuna”, um drama intimista que é também uma reflexão sobre os limites de uma utopia social — o filme chegou também agora ao mercado do DVD.

* Banda sonora: “The White Diamond” (2004), de Werner Herzog

> “Dan sei dir Gott”, Händel

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22